Always-on tem mesmo impacto na bateria? A verdade é esta

Hoje em dia, os smartphones são muito mais do que simples telefones. Isto porque para além de nos ajudarem a comunicar ainda facilitam as nossas tarefas diárias. No entanto estes dispositivos apresentam um grande problema. A bateria gasta-se muito depressa e há muitas razões para que isto aconteça mas será que o modo always-on tem mesmo impacto?

Always-on tem mesmo impacto na bateria? A verdade é esta

A funcionalidade always-on permite que os ecrãs não se desliguem totalmente. Assim os smartphones apesar de estarem num modo muito económico podem mostrar algumas indicações e até voltarem muito mais depressa ao modo funcional se precisarmos deles. Mas qual o impacto disto na bateria? Uns dizem que o modo always-on não gasta nada. Outro referem que gasta muita bateria. Afinal onde está a verdade? Ora o Dxomark realizou um estudo acerca disto e os resultados são muito curiosos.

Always-on impacto na bateria

De facto, a equipa Dxomark fez uma pesquisa bastante exaustiva sobre este assunto. Eles usaram quatro smartphones diferentes para esta pesquisa. Assim recorreram ao Xiaomi Ultra 12, Apple iPhone 14 Pro Max, Samsung Galaxy S22 (Exynos) e Google Pixel 7 Pro. O teste foi realizado em condições controladas, tais como uma temperatura de cerca de 22°C.

s22, iphone, smartphones

Para tudo ser igual configuraram as mesmas características em todos os dispositivos. São eles o modo de avião, modo de brilho automático, e taxa de actualização adaptativa. Desligaram também o Bluetooth, dados, Wi-Fi, e serviços de localização.

Os resultados

A função Always-On drena a bateria mais do que se esperava. Mas mesmo muito mais! Com tudo desligado em termos de conetividade e não só os smartphones deveriam durar cerca de 400 horas. Com o Always on ligado só duram 100! É sem dúvida incrível. Assim talvez valha a pena não utilizar este modo. Entretanto estes resultados levam-nos a perguntar se os fabricantes fizeram alguma pesquisa antes de incluirem esta funcionalidade. Entretanto a equipa do Dxomark fez mais alguns testes adicionais e o resultado foi o mesmo. A funcionalidade está melhor desligada.

Embora os fabricantes possam ter dito as melhores intenções com esta característica a verdade é que eventualmente pode não ter valido a pena o investimento.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também