Há uma alternativa para os backups no Windows 11 e Windows 10

Em meados do ano passado, em maio, a Microsoft lançou uma aplicação de cópia de segurança no canal do Windows 11 destinado a programadores. Mais tarde, a empresa expandiu esta funcionalidade numa compilação futura, de modo a poder suportar mais cenários. Embora tenha sido inicialmente planeada como uma funcionalidade do Windows 11, a Microsoft lançou-o também para o Windows 10 em agosto. No entanto nem todos gostaram e como tal há uma alternativa para os backups no Windows 11 e Windows 10.

Há uma alternativa para os backups no Windows 11 e Windows 10

Em primeiro lugar a chegada da aplicação de cópia de segurança não foi a primeira ou a última vez que a gigante da tecnologia expandiu uma função do Windows 11 para o Windows 10. É que algo semelhante aconteceu com o Copilot, bem como uma Política de Grupo para implantar atualizações opcionais.

Entretanto embora a aplicação de backup no Windows 10 tenha sido geralmente uma adição bem-vinda, causou alguns inconvenientes quando a Microsoft o colocou em sistemas corporativos e geridos. Mais tarde, a gigante da tecnologia reconheceu o inconveniente e prometeu uma futura atualização do Windows que alterou esse comportamento.

alternativa backups no Windows 11 Windows 10

Ainda assim, se não gostar da aplicação oficial de cópia de segurança do Windows, existe uma nova opção de terceiros disponível em pré-visualização. Chamada de “Appcopier”, este utilitário permite o backup local / offline e o restauro das preferências e configurações do Windows 11. Entretanto pode funcionar com o Windows 10 também, embora o programador não garanta isso.

Seja como for diz-se que a aplicação é bastante leve na maneira como funciona e os utilizadores devem contar com backups super-rápidos, pelo menos inicialmente.

Como é que o Appcopier funciona? Muito simples! Apenas se exportam as entradas de registo e/ou as pastas e ficheiros associados da respectiva área. Este processo é muito rápido e leve. Por isso, não se surpreenda se as primeiras cópias de segurança passarem num intervalo de nanossegundos.

Pode experimentar a aplicação descarregando-a a partir do GitHub, embora tenha em conta que se trata de um software não oficial de terceiros.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também