É só uma coisa que tem de alterar no seu router Wi-Fi e vai ficar logo com mais segurança. Isto é realmente importante. Tudo porque escusa de estar em risco desnecessariamente. Dito isto altere esta opção e proteja o seu router de quem está a volta. Desde modo é muito mais difÃcil essas pessoas deitarem a mão ao que tem nos seus computadores e outros equipamentos ligados por Wi-Fi.
Tem de alterar isto agora mesmo no seu router Wi-Fi!
O botão WPS pressupõe que, se alguém estiver ao alcance do router, pode adicionar facilmente um dispositivo. Assim em vez de estar a escrever a palavra passe pode carregar no botão e ligar um dispositivo com facilidade.
Ao premir o botão, o router começa a procurar dispositivos compatÃveis. Se encontrar algum dispositivo à procura de um router ativado por WPS para se ligar, os dois irão automaticamente emparelhar-se. Se nada se ligar ao router em cerca de dois minutos, o router pára de procurar.
Atenção que nem todos os dispositivos se podem ligar usando WPS. Os dispositivos concebidos antes do WPS ser desenvolvido não se conseguem ligar. Para além disso outros equipamentos mais recentes deixaram cair completamente o suporte do WPS. Normalmente não se sabe se um dispositivo funciona com WPS ou não. Pelo menos de antemão. No entanto se for compatÃvel esta opção vai surgir nas definições.
Onde está o botão WPS no Router?
O botão WPS pode parecer um pouco diferente dependendo do modelo do router. Para alguns modelos, é muito fácil de detetar; basta procurar o botão marcado “WPS”. Deve estar na parte traseira da unidade.
Noutros modelos não tem letras e surge apenas um sÃmbolo semelhante ao da reciclagem universal com duas setas.
Entretanto em alguns equipamentos o botão está de lado.
No entanto tem mesmo de desativar esta opção!
O WPS é a primeira coisa que devemos desativar. É um protocolo altamente vulnerável, mesmo em routers recentes e com firmware atualizado.
Ataques como o PixieDust são altamente eficazes, mesmo sem necessidade de pressionar o botão. A tÃtulo de exemplo os routers mais antigos da NOS, uma grande variedade de TP-Link, routers da NOWO mais antigos e outras marcas com o WPS activos, são extremamente vulneráveis.
Curiosamente os routers da MEO e Vodafone (Technicolor, Huawei, AlticeLabs) são menos vulneráveis.
Os routers mais recentes da NOS e da NOWO têm-se mostrado menos vulneráveis (felizmente).
Assustadoramente, muitos TP-Link são vulneráveis, mesmo com firmware actualizado e até em modelos extremamente recentes.
Uma boa prática é realmente desligar o WPS e ir monitorizando a rede com frequência para verificar a eventual existência de “clientes” que não deveriam estar na rede.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!