As TVs vêm com várias tecnologias que têm como objetivo garantir uma melhor qualidade de imagem. O problema é que em alguns casos podem fazer mais mal do que bem. Até porque em muitos casos as definições predefinidas nem sempre são as melhores e descobrir como alterar o conjunto vertiginoso de definições do televisor pode ser confuso. No entanto, se souber onde procurar e quais as principais definições a ajustar, pode conseguir que o seu novo televisor tenha a melhor qualidade de imagem. Assim há três alterações que tem de fazer se comprar uma TV nova!
Correção de cor
Os programas de televisão, filmes e transmissões em direto são todos corrigidos em termos de cor. Isto significa que o que está a ver no seu televisor não é a aparência da imagem original quando foi captada ou gravada. Foi tudo tratado para garantir a melhor qualidade possível.
No entanto, o fabricante predefine o seu televisor para um determinado perfil de cor. Isto significa que o seu televisor está a ajustar ainda mais a cor que já foi ajustada. A intenção desses perfis é comunicada nos seus nomes: Vívido, Filme, Desporto ou Jogos. Encontrará estas definições no menu principal do seu televisor em Imagem ou algo semelhante, como Definições de imagem da TV. O nome varia consoante o fabricante.
Encontre uma definição de perfil chamada Padrão, Neutro ou apenas Desligado. Poderá ter outro nome, mas a intenção será comunicada claramente. É uma definição que não faz nada. Se estiver preocupado com o facto de mesmo a definição Padrão ou Desligado não apresentar o perfil de cor mais verdadeiro, porque as diferentes marcas de televisores têm um aspeto diferente pode aprender a calibrar manualmente a cor do seu televisor.
Definições de áudio
Os designers de som criam uma paleta de áudio específica para os programas. É um processo meticuloso realizado por profissionais com anos de experiência que aperfeiçoam as suas capacidades de mago do áudio.
Tal como acontece com a cor, os fabricantes de televisores pensam que este áudio altamente editado precisa de ser melhorado. Assim adicionam definições adicionais ao seu televisor que supostamente fazem com que o áudio soe “bem”. Por vezes, isto chama-se áudio espacial ou som 3D, que cria uma experiência de som surround virtual. No entanto, o áudio espacial pode criar uma experiência de audição com muito ruído. Outras vezes, as definições amplificam o diálogo, o que pode ser útil, especialmente tendo em conta a mistura de áudio em alguns programas e filmes modernos. Na verdade, a maioria das colunas de TV já são boas a amplificar o diálogo, porque enfatizam frequências específicas onde se ouve o discurso em vez de frequências mais baixas. E para tudo o resto, existem as legendas!
Para ajustar as definições de áudio, vá ao menu do televisor e procure Áudio, Som ou algo semelhante. Uma vez lá, procure algo que diga Desligado, Padrão ou Plano se quiser ouvir o que os criadores pretendiam que ouvisse.
Suavização de movimento: outras das alterações a fazer se comprar uma TV nova
Há anos que os televisores incluem uma funcionalidade chamada suavização de movimento ou interpolação de frames. Em muitos casos, esta função vem activada por defeito. Se acabou de desembalar e instalar um televisor novinho em folha e reparou que a qualidade da imagem parece estranhamente nítida é provável que isso se deva a esta definição no seu televisor.
Os filmes e programas de televisão modernos chegam normalmente a 24 fotogramas por segundo (FPS). No entanto, o seu televisor é provavelmente capaz de reproduzir o vídeo a 60 ou 120 FPS. Esta discrepância entre a velocidade de fotogramas original do vídeo e a do televisor é o que faz com que a suavização de movimentos entre em ação. Esta funcionalidade, ao criar artificialmente novos frames entre os originais, faz com que o vídeo pareça mais fluido e menos desfocado. Os fabricantes ativam esta função por defeito, para que a experiência de visualização seja mais suave.
Muitas pessoas desligam esta funcionalidade logo à partida para evitar o chamado “efeito de novela”. Dito isto, é importante notar que a tecnologia de suavização de movimentos evoluiu muito ao longo dos anos. Os televisores modernos permitem que os utilizadores personalizem o grau de suavização de movimentos. Assim, em vez de simplesmente ligar ou desligar, o utilizador pode decidir qual o grau de suavização que pretende.
Estas são as alterações que deve fazer se comprar uma TV nova.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!