Finalmente recebemos coisas boas aqui em Portugal! Muita gente não sabe o que é que um Alpine, mas não se preocupem que eu estou aqui para vos contextualizar.
A Alpine, atualmente é da Renault, mas nem sempre foi assim. No entanto, a marca sempre usou motores Renault, e foi lentamente absorvida pela mesma. Mas vamos às origens.
Estamos em frança, e Jean Rédélé pensou “vou criar uma marca de carros”, e tão simples quanto isso (ou talvez não) surgiu a Alpine. Isto fez com que em 1955 nascesse a “Société des Automobiles Alpine” juntante com o Alpine A106.
Avançando no tempo, a marca lançou o A110 ou a “berlinnete”, em 1962! Este conquistou a sua primeira vitória no rali de Monte Carlo em 1971!
Infelizmente, em 1995 os franceses da Renault decidiram encerrar a produção da Alpine.
Até que em 2012…
Chegou aos ouvidos do “freguês” que a marca iria voltar e o seu primeiro carro seria a mesma berlinette de 1962! Mais ou menos, claro.
Para o novo veículo decidiram inspirar-se na berlinetta original, mantendo então o nome de “A110”
O carro antigo era giro, era engraçado, mas muito sinceramente, o novo alpine é.. qualquer coisa!
Gostava de apontar que mantiveram a imagem de marca do a110, os faróis dianteiros circulares que, embora um pouco estranhos, ficam muito bem no novo carro! Importa salientar que tem uma imagem muito aerodinâmica e fluida.
Agora o que o mete a andar!
O carro conta com um motor 1.8 que dispões de 4 cilindros e um turbo, debitando 252 cavalos e 320nm de binário! Este é um motor partilhado com a nova Megane RS.
Outra coisa boa, é que o carro vai contar com uma caixa automática de 7 velocidades. E vocês perguntam “mas um carro destes não deveria vir com uma caixa manual?” Sim, deveria, definitivamente que deveria. Mas de acordo com os designers do carro, esta faria com que o veículo fosse mais pesado. É que assim o carro pesa apenas 1080kg!
Também fiquei confuso quando me disseram que o carro ficava mais pesado com uma caixa manual mas eles sabem do que falam certo?
Com esta brincadeira toda o carro pode atinjir os 250km/h e ir dos 0-100km/h em apenas 4,5 segundos!
Querem ouvi-lo? Venham aqui!
Por fim
Pessoalmente gostei imenso deste automóvel. Possivelmente esta opinião é tendenciosa porque (o antigo) era o único carro que eu conseguia conduzir como deve ser no Dirt Rally mas, isso são pormenores. Esperamos é que este veículo tenha uma versão rali, isso sim era cumprir um legado!
O que acharam deste automóvel? Para vos ajudar a decidir sabemos que vai custar cerca de 60 mil euros, o que é preço um pouco elevado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!