Alpine A390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

Quando se começou a ouvir falar da Alpine pela primeira vez, é inegável que este nome apareceu com muita força no mercado, especialmente no lado do marketing, naquilo que foi uma Renault pronta até a mudar a identidade da sua equipa de Fórmula 1 em 2021.

Porém, a Alpine tem sofrido um pouco no mercado pela falta de… Carros! Algo que está lentamente a mudar, à medida que a marca prossegue rumo à sua “Garagem de Sonho”.

Quer perceber um bocadinho daquilo que é a Alma Alpine? Olhe para este A390_β!

Alpine A390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

alpine a390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

Portanto, a Alpine anda há anos a falar de uma “garagem de sonho”, e ao que tudo indica, está finalmente pronta a transformar o sonho em realidade. Isto, quer goste ou não goste, dentro do mundo da eletrificação.

Ou seja, temos aqui uma uma estratégia um pouco diferente face ao tivemos a oportunidade de ver com o primeiro automóvel da era moderna da fabricante, o Alpine A110. Porém, o foco no prazer de condução continua o mesmo.

Dito tudo isto, este A390_β antecede o A390 de produção, sendo assim o segundo de três modelos. Aparecendo assim a seguir ao Alpine A290 que já tivemos a oportunidade de conhecer em Le Mans.

Mas, enquanto o Alpine A290 apareceu como um carro “curioso”, o A390 parece ter tudo para ser especial! Afinal, leva a Alpine para um território completamente novo e desconhecido! O mundo dos crossovers elétricos com pedigree desportivo.

alpine a390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

Desta forma, a Alpine afirma ser capaz de entregar um carro bonito, fora do comum, tudo isto com níveis de performance altíssimos, e claro, uma condução de fazer prender qualquer entusiasta ao volante.

A Alpine garante que 85% do design exterior deste modelo vai chegar ao A390 final. O que é… Estranho! Mas vai também diferenciar este automóvel de tudo o resto. 

alpine a390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

Aliás, até nas jantes (22” no eixo dianteiro e 23” no eixo posterior) temos algumas especificidades radas, com uma peça central iluminada de tom azul, bem no meio de um desenho que faz lembrar um floco de neve. Vale ainda a pena dizer que as jantes foram desenvolvidas para pneus exclusivos.

Quer conduzir um F1?

O interior do carro é completamente “fora da caixa”, ao ir buscar muito do seu ser a conceitos estranhos cheios de sonhos à mistura. Como tal, apesar da Alpine passar a mensagem que muito de tudo isto vai chegar à versão final, tenho muita dificuldade em acreditar que isso vá acontecer.

alpine a390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

Ainda assim, muito deve ficar igual, como é o exemplo do volante super desportivo, e talvez mais importante que isto, o banco capaz de assumir 2 posições completamente distintas também deve ficar.

O que significa isto? Bem, temos uma posição de condução “normal”, e uma posição de condução mais própria de F1, em que se vai sentir quase deitado dentro do seu automóvel.

Curiosamente, o banco muda de forma automática, e até os pedais o vão acompanhar de forma a não perder visibilidade ou conforto. É outro nível!

alpine a390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

Conforto para todos!

Normalmente, neste tipo de carros, o conforto fica quase sempre apenas e só para o condutor. Mas, aqui, também fica no lado dos passageiros. Por esse motivo, os assentos traseiros do Alpine A390_β parecem ter sido cobertos por um manto de neve, numa peça única de espuma com memória ultra confortável.

Motorização

Este carro é um protótipo, e como tal, a Alpine não avançou com detalhes mais concretos acerca da sua motorização. Ainda assim, vamos encontrar uma versão adaptada da plataforma Ampr Medium (que já dá vida ao Nissan Ariya), em uma configuração com 3 motores elétricos (1 no eixo dianteiro, e 2 no eixo traseiro). Tudo isto levado ao extremo, não fosse este carro mais focado na performance.

Aliás, esta motorização vai ainda contar com tecnologia de vetorização de binário ativa, o que deverá tornar a condução algo de muito interessante e fora do comum. Afinal, isto não é algo possível de encontrar neste segmento de mercado.

Quando chega ao mercado? 

alpine a390_β: É uma mudança de paradigma no mercado!

Este protótipo aparece agora de forma oficial no Salão de Paris. Já o modelo final… Deve ser apresentado apenas em 2025 para um lançamento mais a sério em 2026.

Ainda falta algum tempo, mas, é muito bom saber que a Alpine está finalmente a fazer uma forte aposta, e até já manda dicas para o lançamento de outros automóveis num futuro muito breve.

LEAK TV

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também