Se o jantar tem de ir para a mesa e se apercebeu que se esqueceu de tirar a carne do congelador na noite anterior, pode ser tentador submergi-la em água a ferver para descongelar mais rapidamente. No entanto, nunca utilize água quente para isto. É que pode colocar a sua saúde em grande perigo!
Alimentos: atenção nunca utilize água quente para isto!
O que tem mesmo de saber é que descongelar carne ou aves em água a ferver (ou mesmo apenas morna ou quente) não é seguro. O problema com esses métodos é que eles fazem com que a camada externa da carne descongele muito mais rapidamente do que o núcleo congelado. Quando isto acontece, a temperatura da camada exterior cai para algo chamado zona de perigo, que é o intervalo de temperatura entre os 4 e os 60 graus Celsius. Este intervalo é chamado de zona de perigo por uma razão. Quando os alimentos perecíveis atingem estas temperaturas, as bactérias podem multiplicar-se rapidamente, podendo fazer com que fique doente.
Se estiver com pressa e precisar de descongelar rapidamente carne, aves ou marisco, a melhor maneira é fazê-lo em água fria. Isso evitará que partes da carne descongelem muito mais rápido do que o resto, ajudando todo o item a permanecer numa temperatura segura, onde as bactérias não se multiplicarão rapidamente. Coloque a carne ou o frango num saco ou recipiente de plástico selado e à prova de fugas e mergulhe-o completamente em água fria. Substitua a água aproximadamente uma vez a cada 30 minutos. Descongelar carne no balcão é outro hábito de cozinha que deve abandonar. No entanto pode colocar carne, aves ou peixe congelados no frigorífico para descongelar durante a noite. De facto, se tivessemos de escolher um este seria sem dúvida o método mais seguro.
Assim já sabe como deve descongelar a carne, peixe ou marisco para evitar ter problemas. Água quente é mesmo a evitar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!