A Xiaomi surpreendeu os utilizadores do Mi A3 ao lançar a atualização estável do Android 11. Isto sem ter surgido inicialmente qualquer programa beta. Acontece que esta build é completamente fatal para este equipamento. Ocorre um erro na instalação e fica com um smartphone que só vai servir de pisa-papéis. Este foi um equipamento que até se vendeu bastante bem em Portugal e noutras partes do mundo. Assim tenha mesmo muito cuidado e leia este alerta sobre o Xiaomi Mi A3!
Alerta: não atualize o seu smartphone Xiaomi Mi A3!
Mal esta atualização começou a chegar, os utilizadores começaram rapidamente a queixar-se em fóruns e redes sociais. Isto levou este fabricante a publicar rapidamente um post de aviso na comunidade Mi. Nele pedem que os utilizadores não atualizem para o Android 11. Da mesma forma vários grupos e canais do Telegram relacionados com a Xiaomi e com o Mi A3 espalharam a mensagem o mais rápido que podiam.
Esta atualização pesa cerca de 1,40GB. Entretanto o changelog menciona quatro novos destaques, nomeadamente um separador de notificações melhorado. Notificações melhoradas, bolhas de conversa, melhor gestão das permissões e modo DND melhorado.
De qualquer forma, a Xiaomi pediu aos utilizadores que esperassem pela correção. Não sabemos quanto tempo levará para a empresa resolver este problema, uma vez que a empresa ainda não reverteu a OTA até à publicação deste artigo.
Seja como for, certifique-se de não dar um clique no botão “Descarregar e instalar”. Caso contrário, acaba por ficar com um belo tijolo.
Lembro que este dispositivo tem um processador Snapdragon 665 e uma grande bateria de 4030mAh. Ao fim ao cabo, segundo a Xiaomi dá para cerca de dois dias de utilização intensa. Mas mesmo que não seja suficiente, ainda tem suporte a carregamento rápido de 18W.
Entretanto, em paralelo, o ecrã IPS presente nos modelos anteriores foi substituído por um novo AMOLED. No entanto, tem menor resolução: do Full HD+ presente na geração anterior, o Mi A3 passa para o HD+. O ecrã é de 6 polegadas. Ainda assim, continua a ser
As câmeras triplas permanecem, sendo exatamente iguais às do Mi CC9e. Dito isto, temos um sensor primário de 48 MP, um sensor grande angular de 8 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Na parte frontal, está uma câmara para selfies com 32 megapixéis.