É cada vez mais comum ver carregadores USB públicos em lojas, cafés, aeroportos e centros comerciais. Afinal de contas, apesar de todo o poder dos nossos smartphones, a sua bateria continua a ser um calcanhar de Aquiles gigantesco. Especialmente, quando devido a algum imprevisto ficamos demasiado tempo longe do nosso carregador.
No entanto, apesar de muito provavelmente gostar e até já ter usado um posto de carregamento público (como eu, várias vezes). Já existem vários casos de indivíduos apanhados a ‘mexer’ nestas estações… Um fenómeno denominado de ‘Juice-Jacking‘.
Alerta: Utiliza carregadores USB públicos? Tenha muito cuidado!
Portanto, é perfeitamente possível que um destes postos de carregamento público tenha sido acedido de forma discreta por alguém mal intencionado. O que claro está, pode resultar na instalação de hardware extra que por sua vez irá aproveitar o cabo de carregamento para roubar informação privada, instalar malware, entre outras coisas. Muito resumidamente, poderá acontecer isto:
- Informação pessoal partilhada com o ‘hacker’ (dados, contactos, e-mails, etc…).
- Instalação de software que irá enviar os seus dados de forma contínua para o atacante.
- Instalação de software capaz de reconhecer os seus toques no ecrã, informação valiosa caso o atacante queria entrar nas suas contas bancárias.
Curiosamente, para lhe meter ainda mais medo, este tipo de software malicioso nem sequer ataca no imediato. É possível que o software fique a funcionar durante o tempo que o hacker achar necessário, antes de enviar tudo para o atacante. Ou seja, o ataque pode durar, horas, dias, ou até semanas, antes que toda a informação seja enviada.
Como evitar isto? Ande com o seu próprio carregador, ou powerbank. Hoje em dia é super fácil e barato encontrar uma boa powerbank, com grandes capacidade. Por isso, não faz sentido por-se em risco por 10 ou 20% de bateria.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!