Alerta: se é cliente da CGD muito cuidado com isto!

A Internet está cheia de ameaças, umas mais perigosas do que outras. Esta é realmente preocupante porque está muito bem feita e pode levar as pessoas a ficarem sem dinheiro na conta bancária. Tudo começa com uma mensagem muito bem feita em que tudo indica ser mesmo proveniente da Caixa Geral de Depósitos. No entanto não é. Assim se é cliente da CGD tenho muito cuidado com isto.

Alerta: se é cliente da CGD muito cuidado com isto!

Tudo começa com uma mensagem SMS que recebemos de uma origem que parece ser mesmo da CGD. Aliás é o que aparece referido lá em cima como mostra a imagem abaixo.

Imagem da SMS que chega à vítima

A mensagem refere que um novo dispositivo foi associado à sua conta. Neste caso optaram por dizer que se trata de um Xiaomi 13. Ora especialmente se não tiver nenhum destes dispositivos vai ficar logo aflito. Afinal de contas aparentemente alguém deitou a mão à sua conta. É disto que os criminosos se querem aproveitar. Do desespero. Como tal disponibilizam uma ligação que permite remover esse dispositivo da sua conta.

O que acontece se seguir essa ligação?

Se o fizer vai parar a uma página onde convenientemente tem de introduzir os seus dados de login da conta. Assim tem de introduzir o número de contacto, o código de acesso e o número de telemóvel. Se o fizer vai dar os dados aos criminosos para entrarem na sua conta. E sabe porque pedem o número de telefone? Será também para lhe pedirem os eventuais códigos de autenticação única que receber para autorizar determinadas operações.

Depois de introduzir os seus dados surge uma pagina que indica que os seus dados estão a ser verificados.

No final surge uma janela com o logotipo da CGD a dizer que será contactado nas próximas 24 horas. Ou seja, não tem de fazer mais nada.

Claro que nunca será contactado e eventualmente vai ficar é com problemas na sua conta. Nomeadamente em termos de dinheiro. Assim se receber a mensagem que mostrámos aqui apague de imediato.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também