Play Store e App Store: apps largam os seus dados na Internet!

Isto pode não ser uma surpresa para muitos mas é sem dúvida uma notícia que cai como uma bomba. É que neste momento as suas informações pessoais podem já estar na Internet! A empresa de segurança Zimperium analisou 1.3 milhões de apps Android e iOS e os resultados são muito preocupantes. É que 84 mil aplicações Android e 47 mil iOS estão a armazenar os seus dados em servidores públicos, em vez de usarem serviços privados. Para além disso, 14% delas estão mal configuradas. Isto significa que mesmo sem se aperceber devido a várias apps que estão na Play Store e na App Store pode ter os seus dados a circularem pela Internet!

Play Store e App Store: apps largam os seus dados na Internet!

A revista Wired já escreveu sobre isto e refere que esta fuga de informações não é intencional. Bem pelo contrário. O problema é que nesta comunicação entre apps e servidores, sobretudo quando as coisas não estão bem configuradas, há grandes fugas de dados. Se as apps utilizassem informações privadas para armazenar dados, as coisas podiam ser melhores. No entanto, o facto de se usar servidores públicos ainda torna tudo pior.

Play Store para a Google

Mas que informações é que podem estar disponíveis livremente na Internet?

Pois, a parte preocupante é esta mesmo. É que não se trata apenas de dados utilizados para mostrar publicidade. De facto, há muitas mais. São elas informações pessoais, como nomes, moradas, números de telefone, bem como informações financeiras onde se incluem dados de contas e cartões. O perigo de tudo isto cair nas mãos erradas é bem real. De acordo com o CEO da Zimperium mais de 20 mil apps mal configuradas estão a largar montes de informações.

android, ios

Esta empresa de segurança não cruzou os braços. Assim, informou os programadores acerca deste problema. No entanto não houve praticamente reação. Neste momento não se sabe quais as falhas que já foram exploradas e quem é que já tem as informações na Internet. Isto torna tudo ainda muito mais perigoso.

De facto hoje em dia todo o cuidado é pouco. Mas realmente por muito cuidado que tenhamos por vezes (ou na maioria) não depende apenas de nós. É que podemos não instalar esta ou aquela aplicação por revelarmos alguma preocupação com os nossos dados. Mas se até as que parecem mais seguras e estão na Play Store e App Store estão a largar informações nossas, pouco há a fazer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também