Play Store: veja se tem uma destas 21 aplicações e apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a loja está livre de ameaças. A presença de uma app maliciosa num smartphone é algo realmente perigoso. Pode roubar os nossos dados, dinheiro e ainda por cima colocar em causa toda a nossa segurança. Ora foram descobertas novas aplicações perigosas na Play Store, o que nos levou a lançar este alerta. É que ninguém quer apps a acederem às nossas informações. Para além disso, 19 delas ainda estão presentes na Play Store!

Play Store: veja se tem uma destas 21 aplicações e apague já!

As 21 novas ameaças foram descobertas pela emrpesa de segurança Avast. A maioria estão relacionadas com o mundo dos jogos e levam as pessoas a descarregarem com promessas de grandes experiências. Não só ao nível de jogabilidade como virtuais. No entanto, enchem o smartphone com publicidade intrusiva, gastam-lhe dinheiro e deitam a mão aos seus dados. Inicialmente como todas, fazem-se passar por aplicações seguras.

Play Store para a Google

Entretanto há mais uma questão. É que estas ameaças podem ser difíceis de eliminar. É que depois de se instalarem, normalmente ficam com o ícone escondido.

Assim as aplicações já totalizam 8 milhões de downloads! Ou seja, são muito populares. Vamos então à lista do que tem de remover.

Shoot Them
Crush Car
Rolling Scroll
Helicopter Attack
Assassin Legend
Helicopter Shoot
Rugby Pass
Flying Skateboard
Iron it
Shooting Run
Plant Monster
Find Hidden
Find 5 Differences
Rotate Shape
Jump Jump
Find the Differences – Puzzle Game
Sway Man
Desert Against
Money Destroyer
Cream Trip
Props Rescue

Entretanto um facto curioso é que muitas apps foram descobertas através de anúncios no YouTube. De facto, segundo a Avast, os criminosos estão a usar as mesmas estratégias de Marketing também utilizadas pelas aplicações fidedignas.

Já em Setembro, o Avast encontrou malware a ser distribuído via TikTok. É de facto outro dos vetores de ataque.

Os utilizadores são aconselhados a ficar alerta ao descarregarem quaisquer aplicações. Assim devem sempre procurar as avaliações e comentários antes de as instalar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também