Gosta de meter o seu smartphone, smartwatch ou earbuds a carregar sem fios? E que tal o seu carro? Enquanto este vai em andamento? Pois bem, pode ser uma realidade num futuro bem próximo!
Alcatrão capaz de carregar carros elétricos? Parece que sim!
Caso não saiba, esta tecnologia já existe, e pelos vistos, já existem planos para a implementar nas estradas de Indiana, de forma a carregar carros elétricos à medida que estes estão em andamento.
Algo simplesmente brutal, visto que apesar do aumento da popularidade no mundo dos automóveis 100% elétricos ou eletrificados, a verdade é que a autonomia e degradação das baterias continua a ser um dos temas mais em voga.
Como é que isto vai funcionar?
Muito resumidamente, apesar do aumento da autonomia dos carros elétricos, este ainda é um fator muito limitador que continua a afastar os consumidores do mercado. Por isso, a INDOT (Indiana Department of Transportation) decidiu meter as mãos à obra ao enterrar bobinas de fios elétricos debaixo do asfalto, de forma a criar um campo magnético que por sua vez irá carregar carros elétricos com suporte à tecnologia.
Na verdade, é um sistema muito similar ao que já utilizamos no mundo dos smartphones para o carregamento sem fios. E que de forma muito curiosa, me faz lembrar a forma como os carrinhos de choque funcionam.
Curiosamente, a grande maioria dos carros elétricos podem ser adaptados para receber este novo tipo de carregamento.
Mas será esta a solução?
Apesar de ser um tipo de ‘combustível’ completamente diferente, a forma como o carregamento elétrico é feito, ainda está muito assente na mentalidade antiga dos carros movidos a gasolina ou gasóleo. Ou seja, ter de ir a um posto de abastecimento para “abastecer”.
Não faria mais sentido apostar em estradas eletrificadas? Que claro, não seriam responsáveis pela totalidade do carregamento, mas seriam sempre “apenas” uma grande ajuda para manter o nível de carga destes automóveis ‘saudável’, até estes chegarem ao seu destino?
O custo da implementação desta solução pode ser um fator a considerar!
Enterrar fios de cobre debaixo das estradas principais é tudo menos barato. Afinal, temos de levantar o alcatrão existente, meter os fios que são tudo menos baratos, e voltar a pavimentar tudo. Ainda assim, com uma taxa de eficiência de 95%, é uma alternativa mesmo muito curiosa.
Especialmente porque a VW já foi capaz de criar um protótipo (com a ajuda da Electreon), que é capaz de carregar a 70KWh num sistema muito similar a este.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o futuro da mobilidade elétrica pode passar por algo deste tipo?
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