A galeria do Google Fotos é, para ser muitos utilizadores, um autêntico caos. Isto porque a um certo ponto começa a estar carregada de fotografias, vídeos e sobretudo de capturas de ecrã. Claro que é possível organizar-se tudo em albuns para as coisas ficarem mais arrumadas. No entanto isso é um processo que leva tempo e como tal essa tarefa fica por fazer. Mas agora, com algumas pequenas alterações, a Google está finalmente a tornar os álbuns do Google Fotos numa funcionalidade que todos vamos querer usar.
Agora vai mesmo querer utilizar os álbuns do Google Fotos!
A equipa do Android Authority descobriu algumas melhorias interessantes que estão a caminho numa futura atualização do Google Fotos. A mais relevante prende-se com os álbuns. Atualmente, pode adicionar qualquer imagem a um álbum ao deslizar para baixo e tocar em “Adicionar ao álbum” nas opções dos detalhes da foto. Com a nova atualização, a Google pretende mover o ícone do Lens para um submenu e aproveitar esse espaço para colocar um botão “Adicionar a”. Esse novo atalho vai permitir acesso direto ao arquivo, pastas protegidas e qualquer álbum que tenha criado.
Embora a Google tenha insistido em transformar o Lens numa funcionalidade essencial — com algum sucesso, principalmente graças ao Circle to Search — o novo botão “Adicionar a” é uma utilização bem mais útil daquele espaço. O Lens não vai desaparecer, mas será deslocado para o menu de opções, onde provavelmente sempre deveria ter estado.
Mais facilidade de utlização
Este novo sistema de organização não será a única novidade nas próximas atualizações. O Android Authority identificou também várias alterações visuais: um botão de cópia de segurança mais destacado, a data da captura da foto com maior visibilidade, e ajustes no modo como a pesquisa funciona dentro dos álbuns. A Google está também a testar um novo seletor de contas para quem usa várias contas para guardar imagens.
Apesar de todas estas melhorias já estarem presentes na versão mais recente da aplicação (via APK), ainda não estão disponíveis para os utilizadores.