Hoje em dia, poucas são as pessoas que desligam o smartphone durante a noite, de modo a que no outro dia de manhãzinha, tenham acesso imediato aos e-mails, notÃcias de última hora, ou qualquer mensagem que tenha chegado à caixa de entrada fora de horas.
No entanto, noutros tempos, onde os mÃticos Nokia que duravam 1 semana com uma única carga reinavam o mercado, era completamente normal/banal desligar o telemóvel durante a noite, para que este se ligasse sozinho, de forma completamente automática, graças ao alarme.
Pois bem, sabia que os smartphones também fazem isto? É curioso, mas caso não saiba, um smartphone desligado não está 100% desligado.
Alarme funciona num smartphone desligado?
Portanto, isto não acontece em todos os smartphones, mas a grande maioria tem como base um design capaz de permitir o funcionamento do alarme, e também de outros sistemas, mesmo que o aparelho esteja desligado.
Na realidade, o alarme é uma funcionalidade separada do restante sistema operativo, e em alguns casos, até tem uma pequena bateria própria. (Porém, esta bateria não é capaz de ligar o smartphone. Ou seja, se o aparelho estiver sem bateria, não há alarme para ninguém.)
De forma muito resumida, quando liga o alarme, a app do relógio armazena a hora e data configurada. Posteriormente, quando chega à hora pretendida, no dia configurado, o relógio interno do smartphone envia um sinal para a app onde o alarme está configurado, para o ativar, e acordar o utilizador. Mais uma vez, todo este processo é independente do sistema operativo principal do smartphone! Por isso, o alarme funciona mesmo com o aparelho desligado, ou em modo de avião.
Antes de mais nada, conhece mais alguma funcionalidade que esteja ativa mesmo com o smartphone desligado? Partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!