Air Fryers: alerta para perigo de incêndio! Não cozinhe isto!

As fritadeiras de ar quente são sem dúvida dos equipamentos mais procurados do momento. Permitem cozinhar alimentos de forma saudável e rápida. No entanto há coisas que tem mesmo de evitar fazer na sua fritadeira de ar quente. Isto porque a possibilidade de as coisas correrem mal são mesmo muitas. Assim tenha cuidado com este perigo de incêndio nas Air Fryers!

Air Fryers: alerta para perigo de incêndio! Não cozinhe isto!

As Air Fryers são muito populares sobretudo para quem tem menos tempo e não quer aumentar muito a conta de energia.

Frequentemente mais rápidas de cozinhar do que se utilizar um forno tradicional e mais baratas de utilizar, as fritadeiras de ar quente também têm o bónus adicional de poderem cozinhar alimentos com menos óleo.

Mas, embora as fritadeiras de ar sejam uma adição útil e versátil à maioria das cozinhas, não são infalíveis e, de facto, os especialistas lançaram o alerta para alguns alimentos que nunca deve tentar cozinhar numa fritadeira de ar.

Enquanto alguns alimentos simplesmente não cozinham tão bem numa fritadeira de ar quente, outros podem ser absolutamente perigosos.

alerta: não deixe estas três coisas aproximarem-se da air fryer!

Cerca de 20% das pessoas já se depararam com riscos de incêndio potenciais ou reais nas suas casas devido às fritadeiras de ar quente.

O fumo proveniente da fritadeira de ar (9%) e o sobreaquecimento (9%) foram os problemas mais comuns relacionados com incêndios, seguidos de queimaduras (4%). Os dados também destacam incidentes mais graves, incluindo a ocorrência de uma explosão em casa devido a uma fritadeira de ar quente (3%), enquanto outros 3% das pessoas sofreram um incêndio.

Mas afinal o que é perigoso colocar na Air Fryer? 

Pipocas

Os grãos de pipocas não cozinham bem numa fritadeira de ar quente porque não aquecem o suficiente para estourar os grãos. Mas o pior é que podem ficar alojados no elemento de aquecimento da fritadeira, criando um risco de incêndio.

air fryers: alerta para perigo de incêndio! não cozinhe isto!

Os grãos de pipocas podem também ficar alojados no elemento de aquecimento da fritadeira, o que pode provocar um curto-circuito no aparelho, criando um risco de incêndio.

Massa húmida

A massa húmida é outro alimento que não deve ir para a fritadeira de ar quente. A massa húmida, utilizada em alimentos como o frango frito, não aquece o suficiente numa fritadeira de ar quente para solidificar a massa, o que faz com que esta fique mole e pingue por todo o lado, em vez de ficar estaladiça.

Óleo

Embora seja seguro colocar óleo numa fritadeira de ar, isso deve ser feito com moderação, e quantidades excessivas de óleo ainda podem estar ligadas a incêndios.

Isto deve-se ao facto de os aparelhos não terem sido concebidos para cozinhar grandes quantidades de óleo. De facto, 8% dos incêndios registados na sua investigação foram causados pela utilização de demasiado óleo numa fritadeira de ar quente.

Entretanto no caso infeliz de um incêndio numa fritadeira de ar quente, nunca deite água num incêndio elétrico. Em vez disso, use um cobertor de fogo ou um extintor de incêndio classificado para incêndios eléctricos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.