Se tem uma Air Fryer de certeza que pretende que ela dure o máximo tempo possível e de preferência a funcionar bem. A grande questão é que isto, na maioria dos casos, está nas nossas mãos. É que afinal de contas um bom tratamento e fazermos as coisas certas vai levar a um bom funcionamento. Assim vamos dizer-lhe como pode ter sempre a sua Air Fryer a funcionar bem!
Air Fryer: faça isto e ela vai estar sempre a funcionar bem!
Limpá-la convenientemente
Esta é talvez uma das questões mais óbvias e foi por esse motivo que a coloquei em primeiro lugar. No entanto é também das coisas mais importantes que podemos fazer. Devemos mesmo dar uma boa limpeza à máquina depois de cada utilização e de facto não estou a falar de uma limpeza rápida. As gavetas e cestos de uma fritadeira de ar quente terão de ser removidos e embebidos em água morna e sabão, ou colocados na máquina de lavar loiça se for seguro fazê-lo. Quem tiver uma Air Fryer estilo forno terá de remover as prateleiras e mergulhá-las em água morna e sabão, bem como limpar o interior.
Assim vai remover gordura e possíveis derrames de vezes anteriores que podem queimar e causar cheiros desagradáveis, além de danificarem o aparelho.
A falta de limpeza prejudica o desempenho da Air Fryer. É que em alguns casos as portas ou gavetas podem não fechar corretamente devido a detritos presos.
Não use utensílios de metal
Com a pressa podemos acabar por fazê-lo. No entanto a verdade é que eles danificarão o revestimento antiaderente.
De facto, vale mesmo a pena investir em utensílios adequados para uso em revestimentos antiaderentes, como os feitos de madeira ou silicone.
Dê-lhe espaço
Uma Air Fryer precisa de puxar ar para depois fazê-lo circular. Por isso certifique-se de que tem espaço para respirar. Todas as fritadeira de ar quente também têm saídas de ar para ajudarem a mantê-la fresca. Assim se a Air Fryer não tiver espaço suficiente à sua volta, o aparelho pode sobreaquecer e deixar de funcionar.
Atenção ao cabo da eletricidade
Ao posicionar a Air fryer, certifique-se de que não por cima do cabo ou o mesmo não está muito encostado a ela. Uma fritadeira de ar quente pode aquecer até aos 200 graus ou mais o que pode danificar o cabo se estiver muito perto.
Não utilize muito óleo
Certifique-se de que está a utilizar a quantidade correta de óleo na sua fritadeira de ar quente, que pode ser inferior à que pensa. Uma a duas colheres de chá aplicadas diretamente aos alimentos serão geralmente suficientes para a maioria das receitas. De facto, tenha cuidado para não adicionar mais do que isto. Se for aplicado demasiado óleo dentro do cesto, corre o risco de pingar ou de passar para a parte dos componentes internos quando agitar o cesto, o que pode provocar sobreaquecimento. Um excesso de óleo também pode acabar por queimar os seus ingredientes e, em última análise, sobreaquecer a fritadeira em geral.
Atenção aos ingredientes
As fritadeiras de ar quente podem ser utilizadas para cozinhar todo o tipo de receitas, mas ainda há alguns ingredientes que não devem ir para o cesto. Qualquer coisa que possa derreter ou pingar são definitivamente algo a evitar, como queijo ou massa molhada. Estes podem ser muito difíceis de limpar quando se queimam e fixam à base.
Não sobrecarregue a fritadeira.
Encher a fritadeira de ar quente é um grande erro. Sobretudo porque para os alimentos ficarem bem cozinhados o ar tem de conseguir circular. Se sobrecarregar a fritadeira, os ingredientes não cozerão uniformemente. Também pode fazer com que a sua fritadeira trabalhe mais do que deveria, ventile de forma menos eficaz e, em última análise, sobreaqueça. É por isso que deve sempre verificar as quantidades do que está a cozinhar e cozinhar em lotes, se necessário.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!