A AMD lançou em 2019 as primeiras motherboards com suporte ao standard PCIe 4.0, o que abriu o mundo dos PCs Desktop aos SSDs super rápidos! Aliás, este mesmo esforço da AMD, é o que irá possibilitar à nova PS5 chegar ao mercado com um SSD capaz de alcançar os 6 Gigas por segundo.
Dito isto, enquanto a AMD já tem uma grande panóplia de boards PCIe 4.0 no mercado, e até já está a preparar a nova geração com um suporte ainda mais abrangente e eficiente… A Intel vai continuar a apostar no PCIe 3.0! O problema é que a versão 6 deste standard deverá ficar finalizada já no próximo ano.
Ainda não tem motherboard com PCIe 4.0? É que a versão 6 chega em 2021!
Portanto, apesar da chegada recente do PCI-Express Gen 4.0, a versão 6.0 desta especificação chegou a um marco super interessante, ao trazer a publicação da versão 0.5 da tecnologia. Estamos a falar de algo que irá dar imensos detalhes aos membros do PCI-SIG acerca das funcionalidades e diferenças de design que poderemos encontrar no futuro das motherboards. Especialmente quando o tema é a tão importante largura de banda, que deverá quadruplicar em geração à atual Gen4. (256GB/s em configurações x16).
Dito isto, o PCIe 6.0 vai continuar a ser retro-compatível com todas as outras gerações. Ou seja, o slot vai ser exatamente o mesmo. Além disto, vamos ter uma novidade que poderá revolucionar o espaço, a escalabilidade do sistema. Mas ainda é cedo para falar disto.
Em suma, apesar da meta para o fim do desenvolvimento estar traçada para 2021… É provável que a tecnologia ainda demore mais alguns anos até chegar ao mercado tradicional de consumo de PCs. Afinal de contas, a AMD adotou a tecnologia 4.0 há qualquer coisa como 7 meses, enquanto a Intel ainda nem sequer a vai trazer na próxima geração de processadores (Intel Core 10000).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!