O COVID-19 afectou muitos mercados, especialmente o tecnológico, mudando completamente aquilo que os consumidores realmente precisam para serem produtivos ou conseguirem comunicar com quem é realmente importante. Dito isto, como deve saber, meteu um curioso e ‘velho’ periférico outra vez nos picos da popularidade… A webcam! Um aparelho que sempre serviu como uma ponte de comunicação para possibilitar conversas cara a cara ou reuniões de equipa sem a obrigatoriedade de estar no mesmo espaço físico.
Antes de mais nada, ainda se lembra de quantas vezes utilizou a webcam do seu portátil ou desktop antes da pandemia? Provavelmente os dedos de uma ou duas mãos irão chegar. E hoje em dia? Provavelmente não tem dedos suficientes no corpo para contar as vezes que utilizou a sua webcam no último mês.
Pois bem, a epidemia de COVID-19 e consequente quarentena obrigou a que muitos de nós começasse a trabalhar a partir de casa. O que claro está, obrigou ao uso de webcams. Pois bem, de forma muito curiosa, muito boa gente já nem sabia o que era ter uma coisa destas em casa, sendo consequentemente obrigada a comprar uma nova ‘cam’ online!
O problema é que o stock de webcams mundial desapareceu num ápice, seja devido à procura dos consumidores, ou por aproveitadores que secaram o stock para o vender ao dobro ou triplo do preço.
A procura é tanta que nem a gigante dos periféricos para PC Logitech tem mãos a medir!
Portanto, se nem a Logitech consegue dar vazão à procura, a coisa está mesmo grave… Dito isto, na última reunião de investidores, o presidente e CEO da Logitech (Brecken P. Darrel) disse que a procura pelas webcams de PC continua muito forte, mantendo o mesmo nível de procura do final do primeiro trimestre do ano. Que caso não saiba, foi a maior procura que a Logitech viu neste segmento de mercado nos últimos 10 anos.
Entretanto, a empresa está à espera de stocks mais robustos no segundo trimestre, mas ainda assim, não é esperado que existam webcams para todos, pelo menos ainda não. Afinal de contas, apesar da procura estar num estado nunca antes visto, a verdade é que a Logitech não pode cometer o mesmo exato erro que a NVIDIA cometeu na altura do mining, produzindo em demasia para depois não as conseguir vender.
Contudo, é esperado que a empresa seja pelo menos capaz de fornecer unidades suficientes para normalizar o preço deste componente no mercado ‘normal’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!