Ainda se lembra dos bons velhos tempos em que não podia sair de casa sem um Walkman, Discman, ou um leitor MP3? Pois bem, apesar do facto de hoje em dia termos tudo num único produto, o smartphone, a verdade é que há algumas luas atrás, o iPod mudou completamente a forma como consumíamos música no nosso dia-a-dia.
Gosta de ter earbuds ou auscultadores de grande qualidade ligado ao seu smartphone, gosta de ter serviços de streaming de música com tudo e mais alguma coisa à distância de 2 ou 3 toques do seu dedo. Bem, pode agradecer à Apple, ao iPod, e ao iTunes.
Dito tudo isto, ainda existe espaço no mercado para um aparelho como este? Há espaço para um regresso do iPod? Hmm…
Ainda há espaço para o iPod no mercado atual!?
Portanto, caso não saiba, o iPod fez muito recentemente 22 anos desde o seu lançamento original no mundo da tecnologia mobile. O primeiro iPod, com ecrã a preto e branco, e uma roda de navegação sensível ao toque, chegou ao mercado no 23 de Outubro de 2001. Como o tempo passa… Foi um produto que deu origem ao iPod mini, iPod nano, iPod shuffle, e também ao iPod Touch, tido por muitos como um iPhone sem a parte das chamadas e mensagens.
Um produto de um sucesso quase inacreditável na altura, mas que com o passar dos anos, começou a perder espaço no mercado, à medida que o smartphone aparecia como a resposta para tudo e mais alguma coisa.
Mas… Vamos imaginar que a Apple desenvolvia um iPod mais focado na qualidade de som, com funcionalidades que ainda não existem no smartphone. Resultava?
Curiosamente, a Sony já anda a fazer algo de muito similar com os seus aparelhos dedicados para áudio Walkman. Mas, vamos ser honestos, se a Apple fizesse algo mais ao seu estilo, o sucesso deste tipo de produto seria inegavelmente outro.
Um iPod de nova geração, com componentes de alta qualidade, um design inovador e suporte a áudio lossless. Interessa? É uma pergunta complicada, mas e a Apple já foi capaz de revolucionar este mundo uma vez, quem somos nós para dizer que não é capaz de o fazer uma segunda vez?
Afinal, apesar do facto do Audio Espacial estar cada vez mais comum no mercado, a realidade é que o audio lossless ainda é raro, e é um objetivo complicado para a grande maioria das fabricantes no mundo mobile. Tudo porque… A grande maioria dos consumidores conta com o seu telemóvel e não se está para chatear com um produto extra. Mas, para ter audio lossless num smartphone, vai ser preciso adicionar um DAC poderoso dedicado para essa missão.
Não fará mais sentido um aparelho dedicado? Se for a Apple a fazê-lo, talvez exista espaço para este “novo” produto! Ou não? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!