AI2k: Huawei transforma resolução 1080p em 2K

O Honor Note 10 deverá ser lançado a 31 de julho considerando os convites que entretanto foram enviados para a imprensa e já se sabe muito acerca deste dispositivo devidos aos muitos rumores que foram chegando à Internet. No entanto, antes do lançamento, o dispositivo também apareceu no site da agência reguladora de telecomunicações da China – TENAA.

Nessa altura essa listagem deu uma visão muito concreta das especificações do dispositivo e um dos pormenores revelados dava conta da presença de um ecrã AMOLED de 2220 x 1080p. A propósito disto especulou-se que a Huawei tinha comprado diversos painéis AMOLED 2K à Samsung e supôs-se que fosse para serem utilizados no Note 10. No entanto este não parece ser o caso e a Honor pode ter um grande truque na manga.

ai2k: huawei transforma resolução 1080p em 2k

Alguns utilizadores revelaram através de um post no Baidu que a Huawei quer utilizar uma nova tecnologia conhecida como AI2k no Honor Note 10. Como o nome deixa adivinhar, a tecnologia faz uso da Inteligência Artificial para permitir que um ecrã 1080p disponibilize uma qualidade de imagem 2k.

De facto, um cartaz promocional divulgado pela Honor referia que o Nota 10 viria com inteligência artificial mas pensámos que se estavam apenas a referir as câmaras.

ai2k: huawei transforma resolução 1080p em 2k

Esta é sem dúvida uma boa jogada uma vez que o painel 1080p deverá ajudar a reduzir a carga do processador e da placa gráfica e deve ajudar a melhorar a vida útil da bateria.

Este sistema da Huawei pode funcionar de forma semelhante ao que a Nvidia fez em 2014 com sua Super Resolução Dinâmica (DSR), que oferece qualidade 4K numa resolução 1080p.

Para já só nos resta esperar para descobrirmos como é que esta tecnologia funciona quando for revelada.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também