O que acontece se misturarem água no depósito do gasóleo?

A água e o gasóleo não se misturam. Embora todos os tipos de gasóleo contenham uma percentagem minúscula de água proveniente da refinaria, a humidade no depósito de gasóleo não causará problemas até que o teor de água atinja o ponto de saturação. Quando isso acontece, a água separa-se do gasóleo e transforma-se em água emulsionada ou livre. Uma vez que a água é mais densa do que o gasóleo, a água tende a assentar no fundo do depósito e começa a causar sintomas preocupantes.

O que acontece se misturarem água no depósito do gasóleo?

A água pode contaminar gravemente o gasóleo remanescente no depósito, mas isso é apenas parte do problema. O gasóleo contaminado provoca a acumulação de ferrugem no interior do depósito, levando ao entupimento dos filtros de combustível, a injectores danificados ou a ambos.

Além disso, as bactérias, as algas e outros microorganismos desenvolvem-se no gasóleo contaminado com água e produzem ácidos nocivos, lodo ou biomassa que corroem a qualidade do combustível, entopem os filtros, destroem os injectores e aceleram a formação de depósitos nocivos no motor, o que é uma má notícia.

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Os sintomas

O principal sintoma de que o seu carro está a funcionar com gasóleo contaminado é uma luz de aviso acesa na consola de instrumentos. A luz de aviso será âmbar ou vermelha, e o símbolo dependerá do veículo. O facto de se acender durante a condução é uma má notícia de qualquer forma, pois significa que os sensores detectaram água no gasóleo.

Outros sinais reveladores incluem fraco desempenho do motor. Também aceleração lenta, ralenti errático, arranque difícil e excesso de fumo branco ou preto nos tubos de escape enquanto o motor funciona. Se a luz de aviso “água no combustível” se acender durante a condução ou depois de reabastecer o depósito com gasóleo, pare imediatamente a condução, desligue o motor e peça ajuda.

Os automóveis modernos a gasóleo, como alguns Kias e Volkswagens, requerem conhecimentos e ferramentas avançadas para drenar a água do sistema de combustível. Assim torna-se necessária uma visita a uma oficina ou centro de assistência.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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