As portas e dispositivos USB não são à prova de água. Assim qualquer líquido pode acabar por criar problemas. Seja qual for a situação, um componente USB molhado não está necessariamente condenado. Dito isto, o que fizer a seguir pode ditar o desfecho. Assim no caso de cair água na porta USB ou dispositivos é isto que deve fazer.
Água na porta USB ou dispositivos. O que fazer?
Quanto mais rápido agir, melhor
A água pode corroer os contactos metálicos, provocar curto-circuitos e até inutilizar o dispositivo permanentemente. Por isso, secá-lo rapidamente é essencial. No entanto a forma como o faz é igualmente importante. Às vezes, o instinto leva-nos a agir depressa demais com métodos errados. Isto pode agravar o problema. Abanar o telemóvel, ligar um cabo ainda húmido ou soprar para a porta USB pode parecer inofensivo, mas são erros que podem ser fatais para o dispositivo.
Qual deve ser o primeiro passo?
A primeira coisa a fazer é retirar o dispositivo da água. Pode parecer óbvio, mas num momento de pânico, é fácil perder o foco. Retira-o de imediato e só depois pensa nos próximos passos.
Se o dispositivo tiver bateria (como um telemóvel ou tablet), desligue-o o mais rapidamente possível para evitar curto-circuitos. Se for uma pen ou cabo USB, remova-o do computador ou da fonte de energia. Nunca tente ver se ainda funciona enquanto está molhado. Isso pode condená-lo de vez.
Depois, analise o tipo de líquido envolvido. Se não for apenas água limpa (por exemplo, se for refrigerante, café ou água do mar), convém passar rapidamente a zona afetada por água destilada ou corrente. Pode parecer contraditório, mas os açúcares e sais presentes em outros líquidos são muito mais prejudiciais do que um pouco de água extra.
Como secar um dispositivo USB molhado
Para dispositivos móveis, dê pequenas pancadas com o aparelho virado para baixo para ajudar a expulsar a humidade. Se for uma pen ou cabo, sacuda com suavidade e coloque sobre um pano ou papel absorvente. Não agite com força nem use secadores de cabelo ou fontes de calor. Isso pode empurrar a água ainda mais para dentro ou deformar componentes internos.
Deixe o dispositivo a secar ao ar num local bem ventilado. Um ventilador pode ajudar, mas evita luz solar direta ou calor excessivo. E, claro, nunca o volte a ligar antes de ter a certeza de que está completamente seco.
Este processo pode demorar entre algumas horas até um dia inteiro. Cabos tendem a secar mais rápido, mas se a parte metálica estiver molhada, aplica o mesmo cuidado. Muitos telemóveis modernos até avisam se detetarem humidade nos conectores.
O que não deve fazer
Evita introduzir cotonetes, toalhetes ou papel no interior da porta USB. Isso pode empurrar a água mais para dentro e até deixar fibras presas lá dentro.
E o velho truque do arroz? Esqueça. É um mito. O arroz pode deixar resíduos, ocupar espaço na porta e nem sequer seca melhor do que simplesmente deixar o dispositivo ao ar. Em vez disso, se tiver saquinhos de sílica, coloca o dispositivo num saco selado com alguns deles. São muito mais eficazes a absorver humidade.