Estamos fartos de falar da crise dos semicondutores na Leak.pt, mas existe uma razão muito simples para isto… É que as coisas ainda vão piorar mais um bocado antes de começarem a melhorar.
Afinal de contas, a crise só deverá terminar no próximo ano (ou 2023), e até lá, ainda temos “muita sopinha” para comer, com preços a aumentar em vários segmentos de mercado muito importantes.
Agora são as TVs! Preços já aumentaram 30%, com margem para piorar
Portanto, os problemas no mercado vão deixar de estar apenas no mundo dos PCs, onde atualmente uma placa gráfica já é mais valiosa que qualquer computador inteiro que quisesse comprar em 2019 ou 2020. Aliás, em boa verdade, até as consolas de nova geração estão a sofrer com isto, não existindo stock para a gigantesca onda de procura, o que curiosamente até deu origem a um novo fenómeno, os famosos ‘scalpers’, que compram às lojas, para depois vender os produtos ao dobro do preço nos eBays e OLX desta vida.
Dito tudo isto, agora está a chegar a altura das TVs também aumentarem de preço, ficarem um pouco mais raras… Ou ambas!
Afinal de contas, segundo a NPD, as Smart TVs já aumentaram 30% comparativamente ao mesmo período do ano passado. Uma tendência que deverá continuar, visto que vários componentes essenciais continuam mais raros que o ouro. Aliás, tudo o que tem um ecrã irá ficar mais raro, mais caro, ou ambas as opções. Onde claro está, também temos de incluir o mundo dos smartphones.
Por isso, se anda no mercado à procura de tecnologia, o melhor é mesmo dar corta às sapatilhas. As coisas não vão mesmo ficar mais fáceis até ao final do ano.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!