Uma empresa coreana que analisa com regularidade o mercado, a CGS-CIMB Research, resolveu avaliar a Lista de Materiais com que é feito o novo telemóvel dobrável da Samsung, o Galaxy F. Mais do que isso comparou-o com o Galaxy S9+ e um iPhone XS Max. Mas afinal quanto custa produzir o novo dobrável?
Não é difícil descobrirmos qual o elemento mais caro
Como deve imaginar não é difícil descobrirmos o elemento mais caro da nova aposta da Samsung. Pois bem, trata-se do ecrã, ou melhor, ecrãs. É que o Galaxy F conta com um grande painel de 7.3 polegadas que se dobra ao meio e que está ao lado de um ecrã externo de 4,58 polegadas. Destaca-se ainda a inclusão de duas baterias, apesar de isto não aumentar muito o preço. A capacidade total da bateria deve situar-se entre os 5000 e os 6000 mAh.
O preço de produção é quase o dobro do iPhone e S9+.
Claro que o dispositivo será mais caro que os concorrentes. Ainda assim, este preço final vai permitir garantir uma margem para a Samsung de 65%, o que é muito bom para o fabricante. Esta margem é igual à da Apple no iPhone XS Max. Já no caso do S9+ a margem era de 55%.
Assim, o dispositivo dobrável da Samsung chega com um preço a rondar os 1800 dólares nos Estados Unidos. É verdade que é caro, mas ainda assim, será o primeiro dispositivo dobrável.
Ao nível das vendas, os analistas consideram que serão vendidos cerca de 3,5 milhões de unidades de telefones dobráveis no próximo ano, um número que subirá rapidamente para 24 milhões de unidades em 2022.
Os preços eventualmente vão reduzir de forma gradual.
O custo médio de um telemóvel dobrável em 2022 deverá rondar os 1300 Euros.
Entretanto a concorrência poderá baixar ainda mais este preço.
A Samsung Display é um dos principais players neste momento e tem a capacidade de produzir 1 milhão de ecrãs dobráveis por ano.
Entretanto, a LG Display vai alcançar esta mesma meta em 2020.
Da mesma forma, os fabricantes de placas de circuito impresso e baterias dobráveis também podem vir a lucrar muito com os telemóveis dobráveis.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!