Afinal o carregamento rápido nos veículos elétricos não faz mal?

O carregamento rápido frequente nos veículos elétricos deve provocar a degradação da bateria. De facto, com base em experiências laboratoriais e numa sólida compreensão do envelhecimento das baterias de iões de lítio, os cientistas sabem há muito tempo que o carregamento frequente de alta tensão pode acelerar a degradação da bateria e a perda de autonomia. Mas será isto mesmo verdade?

Afinal o carregamento rápido nos veículos elétricos não faz mal?

A empresa Recurrent analisou o carregamento rápido em 13 000 Teslas em circulação esperando verificar se os veículos que efetuam maioritariamente carregamentos rápidos têm uma autonomia estatisticamente inferior e uma maior degradação do que os veículos que fazem carregamentos rápidos com pouca frequência.

O que os cientistas esperavam ver é o que representa a imagem abaixo:

Em vez disso, para surpresa, a análise de mais de 160 000 pontos de dados revelou que não existia uma diferença estatisticamente significativa na degradação da autonomia entre o carregamento rápido mais de 70% do tempo e o carregamento rápido menos de 30% do tempo. Pelo menos, ainda não.

No gráfico abaixo, a curva azul mostra a autonomia observada com um desvio-padrão acima e um desvio-padrão abaixo da média para os automóveis com carregamento rápido em menos de 30% do tempo. A curva laranja mostra o mesmo, mas para os automóveis que efetuam um carregamento rápido pelo menos 70% do tempo. O carregamento rápido não está a ter o efeito negativo que se esperava.

Nota: uma vez que há muito menos automóveis que efetuam carregamentos rápidos com frequência, a curva laranja é mais ruidosa e apresenta mais irregularidades.

As baterias Tesla – com ou sem carregamento rápido – apresentam uma degradação da autonomia ao longo do tempo. E isso é normal! As baterias de iões de lítio degradam-se com a idade e a utilização.

Então, deve carregar rapidamente sem preocupações?

Tenha em mente que os veículos no estudo são relativamente jovens e não sabemos como essas baterias carregadas rapidamente continuarão a envelhecer. Seja como for se pretende manter o seu veículo elétrico a longo prazo, poderá querer guardar o carregamento de alta tensão para as viagens de carro. Tente evitar o carregamento rápido quando a bateria do seu automóvel estiver muito quente, muito fria ou num estado de carga extremo, como 5% ou 90%. Todas estas situações podem colocar um stress extra na bateria.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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