Uma das maiores dificuldades dos utilizadores à procura de um novo PC (Desktop ou Portátil) é o facto de ter de pagar ~100€ por uma chave oficial do Windows 10. Sim, é verdade que existem vários sites por essa Internet fora com chaves baratas (muito mais baratas!), mas também é verdade que este mundo das keys é uma área cinzenta.
Por isso, hoje vamos falar do que poderá acontecer se decidir instalar o Windows 10, mas nunca o ativar! Será que existe alguma necessidade para ter medo? Perdemos alguma funcionalidade? Vem algum ninja da Microsoft a nossa casa para nos obrigar a ativar o Sistema Operativo? Vamos descobrir!
Afinal de contas, o que acontece se não ativar o Windows 10?
Portanto, nos primeiros 30 dias, nada irá acontecer, naquilo que é basicamente um período de teste que a Microsoft oferece a todos os utilizadores.
Contudo, posteriormente, sempre que entrar no Windows, irá começar a ver uma mensagem de aviso a dizer que o Sistema Operativo não é genuíno. Ou seja, basicamente um aviso para o utilizador comprar uma chave genuína. Contudo, pode simplesmente ignorar o aviso e fazer ‘Skip’.
Depois de tudo isto, irá deixar de conseguir definir um Papel de Parede, ficando apenas com uma ecrã preto e uma marca de água no canto inferior direito a informar que não tem o SO ativo. Curiosamente, se por ventura tentar meter um wallpaper, vai receber outro aviso para ativar o Windows. Aliás, na verdade, vai perder todo o acesso a qualquer personalização do Windows 10, como o fundo do Lock Screen, Temas, cores, etc… Fica tudo indisponível no menu. Mas as limitações ficam por aqui!
Esquecendo tudo o que disse em cima, poderá continuar a usar o Windows 10 sem qualquer problema, tendo acesso a todas as restantes funcionalidades e até atualizações de software.
Por isso, se não quer pagar o Windows, não tem de o fazer! Desde que saiba que vai ter de lidar com algumas limitações leves. Entretanto, se preferir usar um ‘Activator’, tenha muito cuidado, porque pode não valer a pena ficar vulnerável a ataques para apenas ter acesso a novos papéis de parede.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.