Afeela EV: Sony e Honda abriram as pré-encomendas!

Não é novidade para ninguém que a Sony se tinha juntado à Honda para criar um carro elétrico diferente de tudo o resto, com tecnologia de ponta para dar e vender. Mas, pelo menos até aqui, este projeto sempre se sentiu como uma “tech demo” e não como um produto a sério.

Pois… As coisas mudaram na CES 2025! O Afeela vai de facto chegar ao mercado, e como tal, já começaram as pré-encomendas.

Afeela EV: Sony e Honda abriram as pré-encomendas!

afeela ev: sony e honda abriram as pré-encomendas!

Portanto, as pré-encomendas do veículo 100% elétrico produzido e desenvolvido pela Sony/Honda está pronto para chegar ao mercado, e como tal, já temos pré-encomendas a serem feitas. Porém, por enquanto, estas pré-encomendas limitadas a apenas algumas regiões.

Este automóvel 100% elétrico, que tem mais ou menos as mesmas dimensões de um Honda Accord, vai chegar ao mercado em 2 versões de equipamento, ambas já disponíveis se quiser fazer um depósito de 200 dólares.

  • Afeela 1 Origin – 89.900$
  • Afeela 1 Signature – 102.900$

As entregas devem ser feitas em 2026, muito provavelmente a meio do ano. Porém, apenas para o modelo mais barato, a versão Signature deve chegar apenas às mãos dos clientes em 2027.

O que tem de especial?

A ideia deste automóvel é ter algo diferente do que é normal, e como tal, temos um grande foco na tecnologia, mais concretamente na parte Smart da coisa. É por isso que a apresentação começou com o CEO da Sony Honda Mobility a chamar o carro com a voz, que por sua vez foi reconhecida a partir de uma app para o smartphone.

O Afeela, quando chegar ao mercado, vai ter uma subscrição de 3 anos para várias funcionalidades inteligentes, bem como suporte a um sistema de condução autónoma Level 2+.

Especificações técnicas

Além dos 40 sensores, sistema LiDAR, 9 radares, e 12 sensores ultrassónicos. O Afeela conta com 800 TOPS de potência de computação IA, uma bateria de 91kWh que deverá oferecer qualquer coisa como 500 quilómetros de autonomia puramente elétrica.

No campo do desempenho, vamos ter um motor por cada eixo (180kW), com uma potência combinada que deverá andar entre os 450 e 500 cv.

Honda e Sony –  Quem faz o quê?

Enquanto a Sony fica responsável pelos sensores, processamento de imagem, comunicação, entretenimento, etc… Tudo o resto é feito pela Honda.

Ou seja, o carro em si é de facto um Honda. A tecnologia por cima da plataforma automóvel é responsabilidade da Sony.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também