Algumas pessoas gostam de um quarto calmo, silencioso e escuro. Outras preferem adormecer no meio do ruído constante e da luz de uma TV próxima. Estudos recentes revelam que 52,7% das pessoas gostar de ver televisão mesmo antes de se deitarem. E muitos não se dão ao trabalho de desligar os ecrãs antes de dormir. Embora adormecer ocasionalmente com a TV ligada não seja provavelmente algo com que se deva preocupar, se for recorrente é necessário dar atenção a algumas questões.
Adormecer com a TV ligada
De acordo com os especialistas a necessidade de utilizar a televisão para induzir o sono pode indicar uma dependência condicionada de estímulos externos para descansar. Este comportamento pode refletir uma dificuldade de transição entre a estimulação diária e o relaxamento. Isto indica stress ou desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Mas é importante que saiba que adormecer ao som da televisão não indica sempre um problema de saúde . No entanto, pode indicar algumas situações que importa resolver como o stress, a ansiedade e a solidão.
Limitar a exposição à luz artificial antes de adormecer
Porque é que não se recomenda ver televisão antes de dormir? Para além de imagens e sons, os televisores também emitem luz azul, o que pode interferir com os ritmos circadianos dos telespectadores. Para além disso, há uma correlação entre a exposição noturna à luz azul (proveniente de televisores e ecrãs de computador) e a diminuição do desempenho de manhã. O motivo? A luz azul imita os efeitos da luz natural do sol na nossa mente. Por sua vez, isto “reinicia” os nossos ritmos circadianos, o que pode levar a problemas de sono como a insónia. Também pode exacerbar a depressão e doenças relacionadas.
Para além disso a exposição à luz artificial à noite por adormecer com a TV ligada pode estar associada a um aumento de peso e a problemas metabólicos, bem como a um sono de má qualidade. Em última análise, isto pode levar a um declínio da saúde mental sob a forma de ansiedade, depressão e stress, bem como a uma função cognitiva deficiente. Os adultos mais velhos são especialmente propensos a problemas de memória e atenção relacionados com a perturbação dos ritmos circadianos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!