Após meses de rumores, a aguardada funcionalidade de adicionar música às atualizações de Estado do WhatsApp está, finalmente, a ser disponibilizada de forma global. Esta novidade começou por ser descoberta em outubro do ano passado. Entretanto nos últimos meses, foi testada por alguns utilizadores nas versões beta. Agora, com a função mais desenvolvida, está a chegar gradualmente à versão estável da aplicação.
Atualizações de estado ao estilo Instagram
Com esta novidade, as Atualizações de Estado do WhatsApp aproximam-se ainda mais das Stories do Instagram. Os utilizadores poderão agora procurar e escolher músicas a partir de um vasto catálogo licenciado, o que se deve, ao que tudo indica, ao acordo global entre a Meta e a Universal Music.
Para adicionar música a uma Atualização de Estado, basta iniciar uma nova publicação, tocar no ícone da nota musical no canto superior direito e procurar a música desejada. Tal como no Instagram, é provável que exista uma secção “Para ti”, com sugestões personalizadas baseadas nas músicas que já pesquisou anteriormente. Depois de escolher a música, pode selecionar o trecho e a parte da letra que pretende incluir no seu Estado.
Nas histórias com fotografia, a música de fundo pode ter até 15 segundos. Já nas atualizações em vídeo, o limite é de 60 segundos.
Lançamento gradual a nível mundial
Segundo o WhatsApp, a nova funcionalidade está a chegar globalmente e deverá ficar disponível para todos nas próximas semanas. No entanto, ainda pode não estar visível em todos os dispositivos. Entretanto ainda não é claro se a partilha direta com o Spotify, recentemente identificada, está incluída neste mesmo update.
Mais novidades a chegar
Enquanto a integração com música chega aos utilizadores, o WhatsApp já está a preparar mais novidades. Uma das mais interessantes poderá ser a criação de fotos de perfil com recurso à inteligência artificial da Meta.
Esta funcionalidade, que começou a surgir na versão beta 2.25.9.8, permite gerar uma nova imagem para o perfil com base em comandos inseridos pelo utilizador. Importa referir que a imagem gerada não substitui automaticamente a atual. Assim cria-se à parte, com base na tua descrição.
Na prática, esta ferramenta traz para o WhatsApp a tecnologia de geração de imagem da Meta AI, tornando o processo muito mais direto. Em vez de passar pela Meta AI, guardar a imagem e depois a colocar como foto de perfil, permite fazer tudo diretamente na app.