Utilizadores adicionados à força a grupos do WhatsApp! Faça isto!

No que diz respeito às aplicações de mensagens, o WhatsApp é provavelmente uma das mais populares. Para além disso está cada vez mais completa e conta com mensagens de vídeo, mensagens de áudio, chamadas e muito mais. Os utilizadores podem até partilhar “histórias” no WhatsApp, aproximando-o do estatuto de rede social. No entanto, o envio de mensagens é a sua principal função e, com as mensagens de texto, surgem as mensagens de grupo. Ora a propósito disto há vários utilizadores a serem adicionados à força a grupos do WhatsApp, sobretudo com o objetivo de mais tarde serem enganados. As vítimas são muitas e na maioria dos casos trata-se de burlas ou vendas. A boa notícia é que pode acabar com isto agora mesmo!

Utilizadores adicionados à força a grupos do WhatsApp! Faça isto!

De facto, não há nada mais irritante do que ser incluído numa conversa de grupo da qual não pediu para fazer parte. Mais irritante do que isso, uma conversa de grupo em que nem sequer conhecemos os outros utilizadores. Infelizmente, o WhatsApp é famoso por isto acontecer com demasiada frequência aos utilizadores, forçando-os a seguir os passos para sair da conversa. Depois quase sem darmos conta já estamos noutro.

Infelizmente, dependendo das suas definições de privacidade, qualquer pessoa com o seu número pode incluí-lo numa conversa de grupo. Mesmo que não esteja nos seus contatos. E com a forma como o Meta partilha os dados dos seus utilizadores, é fácil que pessoas aleatórias acabem por ficar com o seu número. Felizmente, os utilizadores podem evitar que isto volte a acontecer.

Alterar as definições de privacidade

Não importa se está no WhatsApp no Android ou iOS, já que as instruções para corrigir isso são quase idênticas. Nem se dê ao trabalho de tentar ajustar as definições de privacidade a partir do seu computador, porque só podem ser geridas num telemóvel. Felizmente, as definições serão sincronizadas com o seu computador depois de serem alteradas através da aplicação do telemóvel.

Assim se estiver no Android, vai tocar nos três pontos verticais no canto superior direito e depois selecionar Definições. Para os utilizadores de iOS, o botão Definições encontra-se na parte inferior do ecrã, juntamente com todas as outras opções, como Chamada, Comunidades e Actualizações. Tudo o resto é idêntico aqui.

Entretanto Toque em Privacidade. Encontre Grupos e toque nele.

Neste novo menu, existem três opções. Pode escolher entre Todos, Os meus contactos ou Contactos exceto…

As opções disponíveis

Entretanto a opção “Todos” é a opção por defeito, permitindo que qualquer pessoa o adicione a uma conversa de grupo, quer esteja nos seus contactos ou não. É isto que está a tentar alterar – a opção “Os meus contactos” permite que apenas as pessoas que tem nos seus contactos o adicionem a uma conversa de grupo. Se alguém tentar adicioná-lo com esta definição selecionada, é obrigado a enviar-lhe um convite temporário, que aparece numa mensagem individual. Após três dias, se não tiver aceite o convite, este desaparece.

Se tiver pessoas nos seus contactos a quem não quer dar permissão para o adicionar a uma conversa de grupo, seleccione a opção “Contactos exceto…”. Ao selecionar esta opção, pode pesquisar os seus contactos e escolher as pessoas que precisam de obter permissão para o adicionar com um convite.

Assim este problema estará resolvido!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também