A AMD tem ganho muita popularidade na indústria graças ao sucesso dos seus processadores Ryzen. No entanto, também temos de valorizar os esforços da fabricante na parte gráfica… Afinal de contas, o departamento Radeon foi finalmente capaz de fazer frente à NVIDIA no mundo da performance com as recentes RX 6000, e pelos vistos, a equipa já está pronta a bater o pé à rival no lucrativo mercado da gama média! Como? É simples! Ao lançar as novas Radeon RX 6700 para rivalizar com a autêntica confusão de modelos que a NVIDIA está a lançar sob o nome RTX 3060.
Adiamento! As AMD Radeon RX 6700 chegam apenas em Março
Se por ventura está a questionar-se o porquê de apenas agora, a resposta também é muito simples… A AMD compra tudo à TSMC, nomeadamente à sua linha de 7nm, e como deve imaginar, não é a única cliente da fabricante de semicondutores. Além disto, a AMD não produz apenas placas gráficas nestas linhas, também produz os SoC que dão vida às consolas de nova geração, todos os processadores Ryzen 3000, 4000 e 5000, bem como outros chips de menor importância. Devido a todas estas razões, a AMD decidiu adiar o lançamento destas placas para Março, quando a data prevista era Janeiro.
Entretanto, é esperado que estas placas sejam baseadas no GPU Navi 22, que deverá ter metade do tamanho do Navi 21 que equipa as atuais RX 6800 e RX 6900. Ainda assim, vamos poder contar com 40 unidades de computação (2560 processadores stream) e ainda 12GB de memória GDDR6 num bus de 192-bit.
Ao nível da performance propriamente dita, não seria estranho ficar à espera de uma placa capaz de oferecer um desempenho muito similar às ‘velhinhas’ Navi 10, nomeadamente a RX 5700 XT.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!