Em algo que muito provavelmente não vai impressionar ninguém, o Skype vai mesmo deixar de ser uma “cena” no mundo da tecnologia. A icónica plataforma de conversas de vídeo vai encerrar em Maio de 2025.
Foram 20 anos.
Adeus Skype! Até à próxima! Agora é Teams para tudo
Portanto, a Microsoft decidiu acabar com o Skype, porque não faz sentir manter mais que uma plataforma com o mesmo objetivo. A data do adeus está marcada para Maio de 2025, e como tal, já só temos mais ou menos 3 meses para fazer a transição.
Isto não foi bem anunciado pela empresa, mas foi descoberta uma linha no código do Skype onde se pode ler “A partir de Maio, o Skype vai deixar de estar disponível. Continue com as suas chamadas e conversas no Teams.” Isto seguido de uma mensagem que mostra todos os contactos da sua lista que já deram o salto para a outra plataforma da Microsoft.
É uma pena, mas é assim que as coisas funcionam!
O Skype foi, durante muito tempo, sinónimo de conversas em vídeo a partir da Internet. Apareceu na Internet com muita força em 2003, e foi por isso mesmo adquirido pela Microsoft em 2011, altura em que tentou substituir o Windows Live Messenger, que começava a perder alguma força para as redes sociais da altura.
Entretanto, foi completamente integrado no Windows em 2015, mas tem vindo a perder muita da sua importância ao longo dos últimos 10 anos. Especialmente depois da pandemia, em que apareceram outras plataformas mais competentes como o Teams, Meets e Zoom.
Interessante, porque a Microsoft comprou o Skype por cerca de 8.5 mil milhões de dólares em 2007. Um valor 300% acima daquilo que o eBay tinha pago em 2007 pela mesma exata empresa.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Assunto interessante? Ou já nem se lembrava que o Skype existia?