Como temos vindo a noticiar, graças ao impacto da pandemia de COVID-19, que claro está, acabou por afetar de forma muito significativa o nível de produção da Sony, e de várias outras fabricantes, a PlayStation 5, que foi lançada originalmente em Novembro de 2022, ainda não chegou em força ao mercado. É incrível, mas vai ser apenas agora, em 2023, que as filas de espera vão ficar para trás das nossas costas, sendo finalmente possível ir a uma qualquer loja comprar uma consola Sony PlayStation.
Dito isto, enquanto é esperado o lançamento de uma versão mais simples, mais leve, mais compacta, possivelmente conhecida como PlayStation 5 Slim, ainda durante o ano de 2023, (ou o mais tardar no início de 2024), a mais interessante e poderosa PlayStation 5 Pro, que esteve realmente planeada no início desta geração, parece ter tido os seus planos atirados para o lixo.
A Sony já se está a focar naquilo que vem a seguir, a PlayStation 6, naquilo que pode ser um encurtar da atual geração, para dar um salto ainda maior no futuro.
Adeus PlayStation 5 Pro… Olá PlayStation 6!
Portanto, esta nem é a primeira vez que dizemos isto, mas agora temos também o apoio do muito conhecido Tom Henderson, que veio a público afirmar que está farto de ouvir falar da PlayStation 6, mas da PlayStation 5 Pro… Bem, pouco, ou mesmo nada.
Isto é importante, porque na geração PlayStation 4, a versão Pro da consola chegou ao mercado na marca dos 3 anos. Por isso, a repetir a mesma estratégia, a Sony deveria estar a preparar o lançamento da consola, para o final de 2023. Acha que isso vai acontecer?
A Sony só agora está a conseguir responder à procura da versão original, e já se viu obrigada a aumentar o preço de ambas as versões. Feliz, ou infelizmente, a versão PS5 Pro nunca faria sentido nesta altura do campeonato.
Especialmente tendo em conta o preço dos materiais, que no caso da PS5 Pro, teriam de ser um pouco mais poderosos, e por isso, mais caros.
PS5 Slim, ou algo diferente?
É cada vez mais óbvio que a Sony vai lançar uma nova consola, para acabar com as duas versões diferentes que tem agora no mercado. A ideia é lançar uma única consola menos complexa, mais leve, mais compacta, mas baseada no mesmo exato design. É muito provável que esta consola não seja conhecida como PS5 Slim, sendo conhecida apenas como PlayStation 5, ou com um outro nome que a Sony ainda está para “inventar”.
PlayStation 6 pode ser a última consola a sério da Sony?
Da mesma forma que podemos dizer que não faz sentido para a Sony lançar uma PS5 Pro tal é o preço dos componentes, nomeadamente dos chips. Podemos também dizer que esta tendência de encarecimento no lado da produção veio para ficar. É muito provável que a PlayStation 6 chegue ao mercado a um preço superior aos 600€ da PlayStation 3. Uma das razões mais apontadas pelos especialistas, para o facto de a Sony ter perdido para a Microsoft nessa geração.
É exatamente por isto que, nos próximos anos, o Streaming de jogos vai ganhar ainda mais importância.
Claro que, hoje em dia, ainda é impossível pensar em jogar a sério, especialmente jogos competitivos, a partir de serviços de streaming. Mas em 2027? Quem sabe? Depois dessa altura, será que ainda faz sentido sonhar com uma PlayStation 7?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que fazia sentido lançar uma PS5 Pro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!