Se formos olhar para o ecossistema Android, além de smartphones finos, também estão a aparecer várias máquinas focadas em ser pequenas, mas nem por isso menos poderosas face aos aparelhos mais populares do mercado. Mas, se estavas à espera de um novo iPhone mini, esquece.
Segundo os mais recentes rumores, a Apple não tem qualquer intenção de voltar a apostar num modelo compacto. Algo que faz sentido, porque o iPhone mini nunca foi um grande sucesso, mas também pode ser um erro. O mercado muda, e o que ontem era um flop, amanhã pode ser uma mina de ouro.
Adeus ao iPhone mini: Apple cometeu um erro?
O último “mini” que vimos foi o iPhone 13 mini, lançado em setembro de 2021, com um ecrã de 5.4”. Desde então, tivemos uma substituição pelo enorme iPhone 14 Plus de 6.7”, e tudo indica que a Apple não tem planos para trazer de volta os smartphones pequenos.
O sempre bem informado Mark Gurman (Bloomberg) disse num Q&A que a Apple “se afastou completamente” dos formatos mais pequenos e que os engenheiros da empresa “não estão a trabalhar num iPhone mais compacto neste momento”.
Ou seja, se queres algo abaixo das 6 polegadas, estás com azar.
Mas será que a Apple devia repensar?
Os números não mentem: o iPhone mini não vendeu bem, e isso ditou o seu fim. Porém, a realidade é que o modelo Plus tamb~em não vende melhor. Além disso, há muitos fãs de smartphones pequenos que não ficaram nada contentes com esta decisão.
- Nota: Aliás, as vendas são tão más para aquilo que a Apple está habituada, que o modelo Plus também vai desaparecer para dar espaço ao iPhone 17 Slim.
Entretanto, se queres um smartphone pequeno em 2025, talvez a melhor alternativa seja um flip dobrável, como é o Samsung Galaxy Z Flip 6 ou Mix Flip da Xiaomi, que pelo menos podem encolher quando fechados.
Antes de mais nada, e tu, preferes telemóveis grandes ou achas que a Apple devia trazer de volta um iPhone mini?