Para a maioria das pessoas os veículos elétricos só têm um problema face aos automóveis de combustão. O tempo que levam a carregar. De facto, é isso que está a travar uma verdadeira revolução no setor automóvel. A questão é que esse problema acaba de ser resolvido. Tudo porque vai ser possível carregar um veículo elétrico em menos tempo do que demoramos a encher o depósito de um carro a gasolina ou a gasóleo. Preparado para a revolução dos elétricos?
Adeus Gasolina: a revolução dos elétricos começou!
Uma nova tecnologia desenvolvida pela startup suíça Morand conseguiu colocar as baterias de veículos elétricos (EV) a carregarem em menos tempo do que é necessário para encher um veículo interno de motor de combustão (ICE) num posto de gasolina.
De facto isto é surpreendente. É que a nova tecnologia permite carregar um veículo até aos 80% em apenas 72 segundos! Consiste num sistema hibrído que utiliza tecnologia a partir de baterias tradicionais e ultracondensadores.
De acordo com o American Petroleum Institute, o tempo médio que um proprietário de veículos com motor de combustão leva para encher o tanque é de dois minutos. O novo sistema de baterias híbridas elétricas, chamado eTechnology, leva metade disso. Ou seja, isto vai representar um grande trunfo para a indústria dos elétricos.
Outro benefício da eTechnology, segundo Morand, é o facto de também poder oferecer uma vida útil muito mais longa do que as baterias de iões de lítio tradicionalmente utilizadas nestes automóveis.
A Morand foi fundada pelo ex-piloto de F1 e team manager Benoît Morand, que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do Hope Racing Oreco 01 Hybrid, o primeiro protótipo híbrido a estrear-se nas 24 Horas de Le Mans há mais de dez anos. O objetivo da empresa é aplicar tecnologias energéticas desenvolvidas para o automobilismo em soluções diárias que possam ajudar na transição energética.
Quanto a valores a startup diz que, durante os testes, um protótipo da sua solução de eTechnology foi capaz de carregar uma bateria até aos 80% em apenas 72 segundos, 98% em 120 segundos e 100% em 2,5 minutos. Isto aplica-se para já aqueles veículos mais pequenos como o Citroen Ami.
Entretanto este sistema também será muito útil para drones e e-bikes que necessitam também de um carregamento rápido.
A Morand estima que uma e-bike com uma bateria de 6-Ah, por exemplo, pode ser recarregada em seis minutos. Isto a uma taxa mais baixa de 3,2 kW usando a sua tecnologia. Assim poderia aumentar significativamente a adoção de bicicletas electrónicas. Tudo ao reduzir a dependência da compra de baterias sobressalentes e tornando-as numa opção mais viável para muitas pessoas.
Mas há outras duas vantagens para além do tempo de carregamento. Assim assegura também baterias com maior durabilidade e por fim maior resistência a temperaturas extremas.