Adeus Exynos: A montanha pariu um rato!

Verdade seja dita, o mundo mobile esteve simplesmente louco com aquilo que a Samsung estava supostamente a desenvolver em parceria com a AMD. Ao fim ao cabo, seria em 2022, com a gama de aparelhos Galaxy S22, que iriamos finalmente dar as boas vindas a um SoC poderosíssimo, equipado com um GPU RDNA2.

Infelizmente, as coisas não correram muito bem, muito devido aos problemas da própria Samsung no campo da produção, e na verdade, também da AMD, no campo da adaptação da sua própria tecnologia a um ambiente vastamente diferente.

No entanto, muitos entusiastas, como eu, esperavam mais. O Exynos 2200 deveria ser uma primeira tentativa, daquilo que tinha tudo para ser uma parceria de sucesso! Mas… Não. A Samsung decidiu mudar tudo para garantir um melhor futuro para o seu ecossistema.

Adeus Exynos: A montanha pariu um rato!

exynos, Samsung Exynos 981

Portanto, ao que tudo indica, o projeto Exynos vai sofrer uma revolução! O que pelos vistos vai demorar algum tempo, e por isso mesmo, é preciso entrar numa espécie de pausa. Ou seja, a Samsung quer mudar o rumo da coisa, ao seguir o mesmo caminho da Apple. A ideia agora é desenvolver e posteriormente produzir um chipset dedicado, realmente diferente de tudo aquilo que já existe no mercado, para os seus aparelhos topo de gama.

Um projeto que pelos vistos, vai fazer com que a Samsung desista de todos os projetos Exynos para 2023 e 2024. Isto, de forma a concentrar-se a 100% neste novo processador.

Em suma, isto significa que pelo menos as duas próximas gerações de aparelhos Galaxy S, e muito provavelmente Galaxy Z, vão ser baseados apenas e só em processadores Qualcomm Snapdragon.

Curiosamente, isto acontece na altura em que a Apple começou a refinar a sua estratégia de lançamentos!

Afinal de contas, em 2022, o iPhone 14, que por sua vez deverá ser dividido em 4 versões diferentes, não será baseado apenas num único SoC. Ao fim ao cabo, caso não saiba, a Apple está a pensar aproveitar o SoC A15 Bionic do ano passado, para dar vidas aos modelos nonPro do iPhone 14. Ou seja, apenas os modelos Pro vão receber um SoC A16 Bionic, com todas as melhorias que poderão vir dessa mesma aposta.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também