Hoje em dia, já temos várias maneiras de fazer pagamentos sem cartão, quer seja a partir do smartphone, smartwatch, ou outro qualquer aparelho smart. Mas a verdade é que apesar deste tipo de pagamentos já existir, e de já serem muito populares, continuamos a ter o bom, velhinho, mas sempre confiável cartão multibanco nas nossas carteiras.
Cartão esse, que conta com um chip, e claro, uma banda magnética! Pelo menos por enquanto. É que as coisas vão começar a mudar num futuro bem próximo.
Está na hora de dizer adeus à banda magnética nos cartões!
Portanto, uma das gigantes dos pagamentos via cartão (Mastercard) decidiu dizer adeus à banda magnética, um adeus de forma gradual, visto que ainda a vamos ver durante mais alguns anos. Porquê? Bem… A indústria quer apostar em pagamentos mais seguros, o que significa utilizar chips, e claro, pagamentos contactless. É que caso não saiba, a tecnologia que dá vida à banda magnética já existe desde os anos 60, e por isso, não prima pela segurança.
Assim, segundo a Mastercard, a transição vai começar em 2024, quando a banda magnética deixar de ser obrigatória nos novos cartões. Porquê tanto tempo? É também bastante simples, apesar de ser um pouco estranho. É que enquanto na Europa já é completamente normal ver chips nos cartões de pagamento, nos Estados Unidos a história é um pouco diferente, com a banda magnética a ser ainda o ‘standard’.
Chips ou Contactless?
Hoje em dia, ainda temos muitos utilizadores com medo dos pagamentos sem contacto. Mas a verdade é que a Mastercard parece olhar para esta alternativa com melhores olhos, do que para os chips.
Prova disso é o aumento de popularidade da tecnologia nos últimos meses, muito graças à pandemia. É uma tecnologia que tanto pode ser utilizada nos cartões, como no smartphone. Com a grande vantagem que no smartphone, tem mais algumas camadas de segurança, com a inserção de códigos, impressões digitais ou uso do Face ID no caso do iPhone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!