Como deve saber, o mundo dos smartphones está lentamente a dizer adeus às SMS para apostar forte e feio no standard RCS. No entanto, enquanto o iMessage da Apple continua a utilizar o velho formato SMS quando o envio da mensagem falha, a Google quer revolucionar a coisa, ao esquecer que as SMS existem. Porquê? Bem, na ótica da Google, as SMS são pouco seguras, por isso, têm de ser erradicadas do mercado.
Google quer dizer adeus ao SMS. Razão? Não é seguro!
Portanto, depois de muitos “vai-não vai”, eis que a Google parece ter finalmente decidido o que fazer acerca da forma como o Android funciona no campo das mensagens de texto. Qual é a solução? É o formato RCS! Afinal de contas, agora até temos encriptação fim-a-fim neste formato, conseguindo assim oferecer uma experiência de utilização muito similar ao sempre popular iMessage, ao mesmo tempo que a privacidade do utilizador é protegida em pleno.
Aliás, a aposta da Google no RCS é tão alta, que a gigante da pesquisa até recomenda que a Apple mude a sua estratégia, ao eliminar o SMS da equação. Ora leia:
“No futuro, a experiência de envio e receção de mensagens no Android vai ser ainda mais segura. Achamos uma pena que na plataforma rival, o SMS continue a ser tratado como um backup. Gostaríamos que toda a indústria se focasse na segurança e privacidade, visto que esta é sempre uma parte muito importante da discussão.”
No entanto, o facto de a Apple ainda utilizar o formato SMS quando os utilizadores passam por alguma falha de rede, é na verdade uma vantagem na opinião de muitos. Tendo isto em conta, será que faz sentido para a Apple desistir desta mecânica?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Prefere privacidade, ou conseguir mandar mensagens mesmo sem internet?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!