Surpresa! Afinal não há adesão ao Windows 11? Qual é a razão?

Afinal as coisas não são bem o que pareciam. É que afinal a adesão ao Windows 11 não está a ser tão rápida como parecia e de acordo com um novo estudo ainda vai demorar bastante tempo até chegar perto do Windows 10. Seja como for, isto pode não significar falta de interesse. De facto, pode muito bem dever-se à disponibilização de forma faseada por parte da Microsoft.

Surpresa! Afinal não há adesão ao Windows 11? Qual é a razão?

O Windows 11 foi lançado no início de Outubro e ainda não chegou a todos os utilizadores. De facto, neste momento, há uma percentagem muito pequena de computadores que o estão a utilizar. Na realidade menos de 1% (0.21).

Mas afinal que versões do Windows estão a ser mais utilizadas? 

O estudo descobriu que 3.62% dos computadores com Windows estão a correr o Windows XP. Já o Windows 8 é utilizado em 0.95% como revela o site Techradar.

Estes dois sistemas operativos já chegaram ao fim de vida há alguns anos. Ou seja, os PCs que os estão a correr não estão a receber updates críticos.

windows

Isto é uma grande tendência

O estudo feito pela Lansweeper descobriu que um em cada 10 PCs (9.93%) estão a correr versões do Windows que já chegaram ao fim de vida. Aqui se incluem computadores com o Windows 7, 8 e XP.

Mas afinal o que está a levar a uma fraca adesão do Windows 11?

Apesar da disponibilização de forma faseada a maior razão pode estar mesmo nos requisitos. Quando as pessoas souberam do que iriam necessitar para correr o novo sistema operativo ficaram realmente revoltadas. É que na prática os computadores necessitam de suportar Secure Boot, Trusted Platform Module (TPM) 2.0 e um processador AMD 2000 ou Intel de oitava geração.

As coisas devem mudar a meio do próximo ano

É esperado que a meio do próximo ano todos os PCs elegíveis sejam capazes de descarregar o update do Windows 11. É que neste momento milhões de pessoas ainda não o conseguem fazer.

Entretanto o antecessor do Windows 11, o Windows 10, demorou algum tempo até ultrapassar o Windows 7 que esteve durante vários anos à frente. O mesmo deve acontecer agora com o Windows 11.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também