O gasóleo tem tido alguns dedos apontados sobretudo por questões relacionadas com a poluição e é por esse motivo que surgiu um aditivo concebido para ajudar a reduzir a emissão de óxidos de azoto nocivos nos gases de escape resultantes da queima de combustível diesel. Falamos em concreto do Adblue. Este é um aditivo que está presente em vários veículos. No entanto não é adicionado ao gasóleo antes de o bombear para o depósito de combustível do seu veículo, sendo antes vertido ou bombeado através de um orifício separado. Isto leva-nos a uma questão. O que acontece se colocar o Adblue diretamente no depósito do gasóleo?
O que acontece se colocar o Adblue no depósito do gasóleo?
A primeira coisa que tem de saber é que as consequências podem ser bastante graves e o combustível contaminado pode até levar à falha do motor.
Na melhor das hipóteses, o erro é detectado antes de ligar o motor, uma vez que os danos reais causados pelo Adblue no depósito de gasóleo ocorrem quando o motor do veículo liga e o combustível contaminado percorre o sistema de combustível. Detetar o erro atempadamente pode poupar-lhe uma grande quantidade de custos de reparação, embora a reparação possa ainda ser necessária. Se não detetar o erro, podem ocorrer danos graves no motor. Isto porque a presença de Adblue pode resultar no entupimento do sistema de combustível do seu veículo e danificar os injectores.
Se ligar o motor depois de adicionar Adblue ao depósito de gasóleo é provável que não esteja na estrada durante muito tempo. Isto irá quase de certeza resultar na paragem do motor pouco depois de estar a funcionar. Tal como referimos, os danos provocados por uma curta condução com Adblue no sistema de combustível podem ser catastróficos. Por isso, se fizer este erro não ligue o carro! Em vez disso, procure imediatamente a ajuda de um mecânico para corrigir o problema.
O que se pode fazer
Quanto aos trabalhos de reparação necessários, se o problema se detectar precocemente, poderá apenas ser necessário um mecânico para drenar e lavar o sistema de combustível. Caso contrário, alguns componentes vitais do motor podem-se ter danificado sem possibilidade de reparação. Assim terão de se substituir. Nesse caso, os custos de reparação serão consideravelmente mais elevados.
A boa notícia é que deve ser difícil confundir o depósito de DEF com o depósito de gasóleo, uma vez que a porta do primeiro tende a ter uma tampa de cor diferente. Por isso, preste atenção ao que está a fazer da próxima vez que parar na bomba para abastecer um dos dois.
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