O PCIe 5.0 já é uma realidade no mercado, graças aos esforços da Intel. No entanto, ainda não temos nenhum componente capaz de retirar todo o partido ao novÃssimo padrão… Bem… Até agora!
Afinal de contas, a ADATA tem dois novos projetos muito interessantes, que por sua vez, deverão dar origem a SSDs NVMe M.2 PCIe 5.0 Ready, super interessantes, capazes de quebrar as regras do mundo do armazenamento.
ADATA fez ‘tease’ a SSD capaz de chegar aos 14GB/s (ou mais!)
Portanto, os dois novos SSDs vão ser compatÃveis com os protocolos M.2 e NVMe 2.0, tendo como base o novo controlador PCIe 5.0 da Phison. Com este conjugação de tecnologias, vamos ter pelo menos um modelo topo de gama com uma taxa de velocidade de leitura à volta dos 14,000 MB/s. Além disto, a fabricante também está a contar lançar outros SSDs, ligeiramente mais lentos (12TB/s e 10TB/s), para carteiras também elas mais leves.
No entanto, a fabricante tem alguns problemas para resolver nesta missão. É que caso não saiba, os SSDs PCIe 5.0 vão ser muito mais quentes que os componentes comparáveis pertencentes às gerações PCIe 3.0 e 4.0. Ou seja, é muito provável que os SSDs do futuro precisem de refrigeração ativa, tal como um CPU ou uma placa gráfica.
Entretanto, devemos ter mais novidades acerca destes componentes na CES 2022, entre dia 5 e 8 de Janeiro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que o futuro do armazenamento vai ter um forte impacto no mundo dos computadores? É que o PCIe 4.0 teve um forte impacto no mundo das consolas, mas nos PCs, apesar de existir uma grande diferença, não foi nada de dramático, ou ‘game changer’.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!