O gelo no congelador não é apenas desagradável. Pode afetar a qualidade dos alimentos, causar um odor desagradável e até enfraquecer a eficiência do seu congelador. Mas há formas de o combater. Mas afinal o que causa a acumulação excessiva de gelo no seu congelador?
O que causa a acumulação excessiva de gelo no congelador?
A humidade congelada acumulada nas paredes interiores e nas prateleiras do seu aparelho é normalmente conhecida como gelo do congelador. Ocorre quando a humidade entra em contacto com as bobinas do evaporador no interior do seu congelador e depois congela.
A humidade acumula-se nas bobinas do evaporador de algumas formas. Deixar a porta do congelador aberta durante demasiado tempo é provavelmente a mais comum. Uma junta gasta ou danificada (o vedante da porta) permite a entrada de ar quente e a saída de ar frio, contribuindo para o congelamento do congelador.
Os alimentos quentes colocados no congelador também podem produzir humidade, o que provoca a formação de gelo. Outras fontes incluem o mau funcionamento dos temporizadores de descongelação, aquecedores e termóstatos, de acordo com a GE.
Os impactos negativos
É importante tomar medidas se notar a acumulação de gelo no seu congelador. Eis o que acontece se não o fizer:
- Redução do espaço de armazenamento do congelador;
- Um odor desagradável;
- “Queimadura do congelador”, os cristais que dão um sabor desagradável aos alimentos;
- Danos no aparelho.
Como remover?
Para remover o gelo do congelador, desligue o seu aparelho e espere que o gelo derreta. Em seguida, limpe toda a humidade, deixe tudo secar e volte a ligar o aparelho à corrente. Não raspe o gelo com uma faca ou qualquer outro objeto afiado. Isso pode danificar o aparelho e o objeto que está a utilizar.
Entretanto há algumas coisas que pode fazer para evitar que isto aconteça.
Não abra a porta do congelador mais tempo do que o necessário. Entretanto verifique regularmente se a junta de vedação está danificada. Para além disso verifique duas vezes se a porta do congelador fecha completamente.
Para além disso coloque apenas alimentos arrefecidos no congelador. Outra coisa importante é não colocar o congelador perto de aparelhos quentes, como uma máquina de secar ou um aquecedor de água. Também é importante deixar espaço entre a parte de trás do congelador e a parede.
Por fim, certifique-se de que o congelador está regulado para uma temperatura adequada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!