Chegou o Galaxy S25 com mais do mesmo e em que algum fogo de vista esconde as fragilidades. De facto, passámos de uma espécie de sandes mista sem manteiga para uma com manteiga, em que esta coisa para barrar no pão é na realidade a inteligência artificial. Sempre fica mais saboroso, embora o pão, o queijo e o fiambre sejam iguais. De facto, esta gama deixa a desejar e nem sequer melhoraram totalmente uma coisa que era mais fácil de fazer. Falo do carregamento sem fios Qi2 no Galaxy S25 que na realidade está mas não está. Ou seja, nem isto acertaram no Galaxy S25!
O carregamento sem fios Qi2
Isto é algo realmente importante quer seja no mundo Android, quer no mundo Apple. Em primeiro lugar porque o Qi2 suporta até 15 W de potência, o que é três vezes mais do que o carregamento Qi original que os telemóveis têm utilizado desde 2008. Isso é muito importante.
Entretanto a segunda parte do Qi2 é algo chamado Magnetic Power Profile (MPP). Os carregadores Qi2 possuem ímanes que facilitam o alinhamento preciso dos dispositivos para obter as melhores velocidades de carregamento. Um dispositivo pode ser “compatível” com Qi2 sem MPP, mas com base na popularidade do MagSafe no iPhone, é claramente algo que as pessoas querem.
O que é que significa “Qi2 Ready”?
A Samsung diz que a gama Galaxy S25 está “pronta para Qi2”, ou Qi2 Ready. Isto significa que é compatível com Qi2, mas não totalmente certificada. Os dispositivos podem carregar sem fios até 15 W, tal como o Qi2, mas não existem ímanes no interior do telefone para alinhamento – que é o que as pessoas realmente querem.
Para tornar a situação mais frustrante, esta nem sequer é a primeira vez que a Samsung suporta o carregamento sem fios de 15 watts. É algo que também estava presente na série Galaxy S24 no ano passado. Portanto, na realidade, a Samsung não fez nada em relação ao Qi2. Limitou-se a apresentar as mesmas especificações e a rotulá-las como “Qi2 ready”.
A Samsung sabe como dizer que está “pronta” para o Qi2, mas não está realmente a suportar o Qi2, e essa é realmente a parte mais importante do Qi2. Qualquer um pode simplesmente dizer que está pronto para o Qi2.
A gama Galaxy S25 é apenas mais um numa longa lista de telefones Android emblemáticos que foram lançados sem verdadeiro suporte Qi2. A Samsung disse anteriormente que os seus dispositivos Galaxy suportarão a tecnologia Qi2 em 2025. No entanto não especificou quais os modelos – agora sabemos quais os modelos que não a terão. Este ano, deveremos finalmente ver mais suporte para Qi2 no mundo Android, mas não está a ter o arranque antecipado que as pessoas esperavam.