Quem lida recorrentemente com a produção de conteúdos sabe que é necessário uma máquina poderosa para que tudo funcione da melhor forma. O mesmo se passa com CAD e outro tipo de tarefas. Ora a ACER vai anunciar amanhã uma máquina especialmente pensada para este efeito. Chama-se Acer Veriton K e não está para brincadeiras como comprova o processador Intel Xeon e a mais recente gráfica NVIDIA Quadro RTX. Ainda assim é também possível optar-se por uma gráfica NVIDIA GeForce RTX.
Acer Veriton K: a bomba para criadores de conteúdos e não só!
De facto tanto o processador como a gráfica comprovam que esta workstation é uma bomba. No entanto há muito para além do Xeon e da RTX. É que tudo pode ser configurado para dar resposta às necessidades do utilizador. Assim, temos opções de memória DDR4 ECC até 64 GB e opções de SSD ou disco rígido. A presença deste tipo de memória é excelente para garantir uma maior fiabilidade. Entretanto podemos sempre adicionar mais componentes ao nível do armazenamento e placas PCIe que sejam necessárias para a execução de outras tarefas.
Com todas estas características em mente facilmente se percebe que a gama Veriton L foi mesmo desenvolvida para aplicações de processamento intensivo como renders e produção de vídeo, razão pela qual inclui características térmicas e de ventilação de alta qualidade. Dito isto, estas workstations são arrefecidas usando três ventoinhas para puxar o ar pelo painel de ar frontal triangular e repeli-lo pelo painel traseiro, fazendo-o circular por todo o chassis.
Mas há mais um pormenor importante para os criadores de conteúdos. Falo em concreto da certificação ISV. Na prática diz às pessoas que as aplicações críticas e mais utilizadas vão correr sem problemas nesta máquina.
Entretanto e no campo da conectividade as novas workstations têm diversas portas para que se possa ligar tudo e mais alguma coisa. Começamos, logo à partida, por uma porta USB Tipo-C para transferência de dados a 10Gbps. Temos ainda mais 10 portas USB, múltiplas saídas de vídeo como duas DisplayPort, HDMI e VGA.
Ao nível da chegada ao mercado entre Maio e Junho teremos esta workstation cá.