Três coisas que ajudam a acelerar o Google Chrome em segundos

O Google Chrome é, de longe, o browser mais popular, mas também tem a reputação de consumir muitos recursos. No entanto, isso tem mais a ver com a forma como utilizamos o Chrome do que com o próprio browser. Dito isto, apenas algumas pequenas alterações podem ajudar a acelerar o Google Chrome.

Faça a gestão das suas extensões

O Chrome é uma plataforma bastante aberta. Isso significa que os programadores de terceiros podem criar novas aplicações, plug-ins e extensões para o Chrome. Muitas delas são óptimas e podem adicionar novas caraterísticas e funcionalidades ao seu browser.

Infelizmente, todas elas também aumentam a quantidade de recursos de que o Chrome necessita. Pode pensar nas extensões como microaplicações, todas executadas sempre que abre o Chrome ou um novo separador. Isto significa que cada uma requer uma determinada quantidade de recursos de RAM e CPU para ser executada.

É melhor utilizar as aplicações móveis ou as versões web?

Adicionar todas as extensões úteis do Chrome pode parecer uma boa forma de tirar mais partido do seu browser. Mas adicionar demasiadas extensões irá tornar o seu computador mais lento. Além disso, ter extensões antigas e desactualizadas é um risco de segurança.

Feche alguns separadores

A maioria das pessoas tende a manter mais separadores abertos do que precisa. É conveniente porque todos os sites que utiliza frequentemente estão apenas a um clique de distância.

Infelizmente, cada separador que tem aberto no Chrome (ou em qualquer outro navegador que utilize a navegação por separadores) aumenta a quantidade de RAM de que necessita. A RAM (memória de acesso aleatório) é como a memória de curto prazo do seu computador, e cada separador precisa de permanecer na memória de curto prazo para ser facilmente acessível. Se tiver separadores a serem recarregados em segundo plano, também pode consumir mais poder de processamento.

Reduzir o número de separadores abertos irá melhorar o desempenho do seu computador.

Limpar a cache

As páginas que visita frequentemente ou que visitou recentemente serão carregadas mais rapidamente do que as novas páginas. Isto acontece porque o Chrome armazena informações dessas páginas na sua cache para as carregar mais rapidamente da próxima vez. O seu browser também armazena cookies, que os Web sites utilizam para vários fins, incluindo a personalização e o rastreio de páginas Web. Os ficheiros de cache e os cookies são pequenos ficheiros individuais, mas, ao longo do tempo, a sua acumulação pode tornar tudo mais lento. Limpar regularmente a cache do navegador pode manter as coisas a funcionar sem problemas e acelerar o seu navegador.

De facto é assim tão simples acelerar o Google Chrome.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também