Como resolver problemas e acelerar a ligação Ethernet

Uma ligação Ethernet é mais rápida e estável do que uma ligação Wi-Fi. No entanto, há casos em que as limitações de hardware ou a limitação de software podem fazer com que a velocidade da sua Ethernet diminua. Se estiver a ter este problema, vamos dizer-lhe como resolver problemas e acelerar a ligação Ethernet.

Verifique a velocidade da sua ligação à Internet

Se o problema não for com a sua internet, a Ethernet e o Wi-Fi não deveriam estar lentos ao mesmo tempo. Para verificar se a Internet lenta está a causar o problema, execute um teste de velocidade enquanto estiver ligado através de Ethernet. Em seguida, repita o teste através de Wi-Fi. Se ambos os resultados forem lentos, é provável que o problema esteja na sua ligação à Internet. Por isso, contacte o seu fornecedor de serviços Internet (ISP).

Também pode perguntar aos seus vizinhos que utilizam o mesmo fornecedor se estão a ter problemas de velocidade semelhantes. Se estiverem, trata-se de um problema relacionado com o ISP e deve comunicá-lo. No entanto, se o Wi-Fi fornecer a velocidade esperada mas a Ethernet continuar lenta, o problema reside na sua ligação Ethernet.

Inspeccione o cabo Ethernet e os conectores

Um cabo Ethernet danificado ou desatualizado que não consiga suportar as velocidades máximas de dados fornecidas pelo seu ISP também pode abrandar uma ligação Ethernet. Verifique se o seu cabo apresenta sinais de desgaste, como fios desgastados ou expostos. Mesmo danos menores podem afetar o desempenho, pelo que é necessário substituir o cabo se verificar que o fio está danificado.

Também pode tentar utilizar um cabo Ethernet diferente para ver se a velocidade melhora. Se isso acontecer, o seu cabo original é o problema e deve ser substituído.

acelerar a ligação EthernetOs cabos Ethernet existem em diferentes categorias, cada uma com uma taxa máxima de transferência de dados. Se estiver a utilizar um cabo de categoria baixa, como um cabo CAT 4 (a categoria está frequentemente impressa no cabo), que suporta uma velocidade máxima de 16 Mbps, essa é a velocidade máxima que obterá. Se o seu cabo estiver desatualizado, compre um cabo CAT 6, que suporta velocidades até 1 Gbps (ou, por vezes, até superiores no mundo real).

Além disso, verifique os conectores do seu cabo Ethernet. Conectores sujos ou corroídos podem tornar a sua ligação mais lenta. Se o clipe que mantém o conetor no lugar estiver danificado, isso pode fazer com que a ligação se solte e reduza a sua velocidade. Por este motivo, deve substituir quaisquer conectores de cabo Ethernet com defeito.

Além disso, se estiver a utilizar um cabo longo, considere a possibilidade de aproximar o router do seu dispositivo para minimizar a distância, o que poderá melhorar a velocidade da Internet.

Avalie o seu router para detetar possíveis problemas

O seu router também pode ser a razão para uma ligação Ethernet lenta. Para determinar se o router é o problema, ligue um dispositivo diferente ao router utilizando o mesmo cabo Ethernet e a mesma porta do router. Se a velocidade da Internet melhorar, o problema deve-se provavelmente a definições mal configuradas no seu dispositivo original, e não ao router em si. Nesse caso, vá para a secção seguinte para resolver o problema.

No entanto, se a ligação continuar lenta no segundo e noutros dispositivos, e se tiver confirmado que nem a Internet nem o cabo são o problema, o router é provavelmente o culpado.

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O primeiro passo de resolução de problemas do router que deve tentar é uma reinicialização. Desligue o router da fonte de alimentação, aguarde 30 segundos e volte a ligá-lo. Se reiniciar o router não ajudar, certifique-se de que o firmware do seu router está atualizado, uma vez que um firmware desatualizado pode tornar a sua ligação mais lenta.

Em seguida, verifique a porta Ethernet que está a utilizar. Se o cabo estiver ligado a uma porta Ethernet com um limite de velocidade de 100 Mbps, não obterá velocidades mais elevadas, mesmo que o seu plano de Internet suporte uma largura de banda superior. Mude para uma porta Gigabit (10/100/1000), que pode suportar velocidades mais elevadas e provavelmente irá melhorar a sua ligação Ethernet. Os dispositivos mais recentes podem até ter portas Ethernet de 2,5 gigabit ou 10 gigabit – se houver uma disponível, use-a.

Se o seu router não tiver uma porta Gigabit e precisar de velocidades superiores a 100 Mbps, a melhor opção é atualizar para um router que suporte ligações mais rápidas.

Outras coisas que pode tentar para resolver problemas e acelerar a ligação Ethernet

Se nenhuma das soluções anteriores funcionar, aqui estão mais alguns passos que pode tentar:

Limpe a cache de rede para resolver quaisquer problemas relacionados com o DNS. Também pode tentar mudar para um servidor DNS diferente para ver se melhora a sua ligação.

Se suspeitar que a porta Ethernet incorporada está a funcionar mal, considere a possibilidade de instalar uma placa Ethernet dedicada, que poderá aumentar a velocidade da ligação.

Se a velocidade lenta tiver começado depois de ter ajustado as definições da rede ou do router, reponha o router de  fábrica e verifique se há melhorias.

Drivers desactualizados também podem tornar a sua ligação mais lenta, por isso, se não tiver atualizado os drivers de rede há algum tempo, está na altura de o fazer.

Por último, as VPNs ou proxies podem afetar as velocidades da Internet, e as ligações Ethernet não são exceção. Se tiver uma activada, desligue-a e veja se a sua ligação melhora.

Com isto pode resolver problemas e acelerar a ligação Ethernet.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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