Acabou! É mesmo o fim da linha para estes iPhones!

Se tem determinados iPhones e estiver entusiasmado com as novas funcionalidades do iOS 17, poderá querer considerar uma atualização em breve. Dito isto, quando a atualização for lançada no final deste ano (provavelmente em Setembro), deixará de suportar o iPhone 8 e o iPhone X que são atualmente suportados pelo iOS 16. Assim é o fim da linha para estes iPhones.

Acabou! É mesmo o fim da linha para estes iPhones!

A Apple suporta os iPhones durante cerca de cinco anos. Quando o novo sistema operativo chegar os equipamentos em questão já terão seis e como tal é hora de dizer adeus.

Smartphones que suportam o iOS 17

iPhone 14 Plus
iPhone 14 Pro
iPhone 14 Pro Max
iPhone 13
iPhone 13 mini
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max
iPhone 12
iPhone 12 mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 11
iPhone 11 Pro
iPhone 11 Pro Max
iPhone XS
iPhone XS Max
iPhone XR
iPhone SE (2ª geração ou posterior)

É claro que apesar de todos eles correrem o novo sistema operaticvo algumas funcionalidades requerem simplesmente hardware mais recente do que o que encontrará num iPhone XR. Por exemplo, a correção automática melhorada que utiliza um novo modelo de aprendizagem automática e suporta a conclusão de frases completas requer um iPhone 12 ou posterior. Outras funcionalidades requerem outro hardware novo específico.

As novidades da nova versão

Transcrição das mensagens que chegam ao Voicemail

Quando recebe uma chamada e a deixa ir para o voicemail, não vai precisar de esperar que a mensagem termine para a ver. Em vez disso, o ecrã de chamada bloqueada mostrará uma transcrição em direto da mensagem de voz à medida que o autor da chamada a vai referindo. Pode decidir que afinal quer atender a chamada, por isso pode fazê-lo com apenas um toque!

Autocorreção melhorada

A correção automática nem sempre funciona da melhor maneira. Com o iOS 17, a Apple está a mudar o modelo de aprendizagem automática no dispositivo para um modelo “transformador” (o ChatGPT é um modelo transformador, por exemplo) que deverá ser muito mais preciso.

Também existem melhorias na interface. O sistema aprende agora as suas palavras mais utilizadas. Entretanto as sugestões à medida que escreve permitem-lhe completar frases inteiras e, se tocar numa palavra corrigida, pode voltar ao que escreveu originalmente com apenas um toque.

Cartões de contacto

Com o iOS 17, poderá criar um cartão de contacto personalizado que os outros verão sempre que lhes ligar. A personalização é muito semelhante à personalização do seu ecrã de bloqueio. Assim escolha um tipo de letra, uma fotografia, estilos e muito mais para dar ao seu contacto muito mais personalidade.

novidades do iOS 17

AirDrop e NameDrop muito mais simples

A Apple está a seguir o exemplo do Android com a sua nova experiência AirDrop. Os smartphones Samsung têm uma opção de “tocar nos telemóveis para transferir” há anos e o Android adicionou-a de uma forma geral há três anos com a Partilha na proximidade. Com o iOS 17, poderá aproximar os telemóveis para partilhar com o AirDrop.

Entretanto se tiver uma grande transferência em curso, não tem de ficar à espera da transferência. Pode sair da área e a transferência continuará, com qualidade total, através da Internet.

Já a transferência das suas informações de contacto tem um nome próprio: NameDrop. Basta aproximar o seu iPhone de outro iPhone com o iOS 17 e transfere a sua informação de contacto, completa com o seu cartão de contacto personalizado. Poderá decidir rapidamente quais as informações a partilhar e quais as que não deve partilhar, para que não tenha de dar o número de telefone do escritório se não o quiser fazer.

Modo StandBy

Quando carrega o iPhone e o coloca no modo paisagem, o iOS 17 muda o ecrã para um novo modo StandBy. Mostra um relógio grande que pode ler a uma grande distância e, ao deslizar para cima, percorre os estilos de relógio. Deslize para a esquerda e para a direita para passar pelas fotografias em destaque.

Mas a verdadeira magia vem do suporte de widgets. Pode aceder a comandos que permitem controlar a sua casa inteligente, o calendário, a meteorologia e até ver quando a sua entrega de comida vai chegar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também