Isto é tudo o que vai acabar no Assistente da Google! Já viu?

O Assistente da Google está prestes a ficar melhor, ou muito pior, dependendo daquilo que mais utiliza. A Google anunciou que quase 17 funções deixarão de ser suportadas e eventualmente desaparecerão nas próximas semanas. Vamos então olhar para tudo o que vai acabar no assistente da Google.

Isto é tudo o que vai acabar no Assistente da Google! Já viu?

Foi no seu blog que a Google mencionou que várias funções do Assistente vão ser descontinuadas. Estas incluem a opção de usar a voz para enviar um e-mail ou mensagens de áudio, definir alarmes em dispositivos com Assistente, controlar audiolivros ou gerir um cronómetro em ecrãs inteligentes, para citar alguns. Estas alterações irão afetar smartphones, colunas e ecrãs inteligentes, relógios e muito mais.

A Google forneceu uma lista completa de todas as funcionalidades que estão a ser removidas:

Reproduzir e controlar audiolivros no Google Play Livros com a sua voz. Continua a ser possível transmitir audiolivros a partir do seu dispositivo móvel.

alarme, relógio

Definir ou utilizar alarmes multimédia, alarmes de música ou alarmes de rádio em dispositivos compatíveis com o Google Assistant. Pode criar uma rotina personalizada com um comportamento semelhante ou utilizar um alarme padrão.

Aceder ou gerir o seu livro de receitas, transferir receitas de um dispositivo para outro, reproduzir um vídeo instrutivo de receitas ou mostrar receitas passo a passo. Pode utilizar o Assistente do Google para procurar receitas na Web e no YouTube.

Gerir um cronómetro em Smart Displays e colunas. 

Utilizar a sua voz para ligar para um dispositivo ou transmitir uma mensagem para o seu Google Family Group. Continua a ser possível transmitir para dispositivos em sua casa.

Utilizar a voz para enviar um e-mail, uma mensagem de vídeo ou de áudio. Continua a ser possível efetuar chamadas e enviar mensagens de texto.

Reprogramar um evento no Google Agenda com a sua voz. Entretanto continua a ser possível agendar um novo evento.

Utilizar o App Launcher no modo de condução do Assistente do Google no Google Maps para ler e enviar mensagens, fazer chamadas e controlar multimédia. Pode continuar a utilizar o controlo por voz no Google Maps da mesma forma.

Pedir para agendar ou ouvir anúncios do Family Bell previamente agendados. Pode criar uma Rotina personalizada com um comportamento semelhante.

Pedir para meditar com o Calm. Continua a ser possível pedir opções de meditação em fornecedores de multimédia, como o YouTube.

O controlo por voz das actividades deixará de estar disponível nos dispositivos Fitbit Sense e Versa 3. Assim terá de utilizar os botões do seu dispositivo para iniciar, parar, pausar e retomar actividades. Ainda é possível controlar as actividades por voz nos Pixel Watches.

A visualização dos resumos do sono só estará disponível nos Google Smart Displays. Continua a ser possível pedir detalhes do sono por voz em relógios inteligentes de terceiros.

As chamadas a partir de altifalantes e Smart Displays não surgem com um identificador de chamadas, a menos que esteja a utilizar o Duo.

Ver as estimativas de tempo “Deslocação para o trabalho” nos Smart Displays. Continua a ser possível perguntar os tempos de deslocação e obter direcções por voz.

Verificar itinerários de viagem pessoais por voz. Pode ainda pedir o estado do voo.
Pedir informações sobre os seus contactos. Continua a ser possível fazer chamadas para os seus contactos.

Pedir para executar determinadas acções por voz, como enviar um pagamento, fazer uma reserva ou publicar nas redes sociais. Pode ainda pedir ao Assistente para abrir as suas aplicações instaladas.

Além disso, poderá notar várias alterações no microfone e nas aplicações móveis em telemóveis Android, incluindo dispositivos Pixel. Por exemplo, o microfone da barra de pesquisa não funcionará mais para ações selecionadas, como ligar / desligar as luzes, nem iniciará o Assistente. Em vez disso, tocar no microfone na barra de pesquisa do seu dispositivo iniciará a Pesquisa por voz do Google.

Se tentar utilizar qualquer uma destas funcionalidades a partir de 26 de janeiro, será notificado pelo Assistente se já não estiver disponível ou quando essa funcionalidade específica deixar de funcionar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também