O Google Chrome é o browser mais utilizado no mundo. É rápido mas ao mesmo tempo pode atravessar fases de verdadeira lentidão. Existem inúmeras razões para a lentidão no Chrome e apesar de algumas delas fazerem mais sentido outras nem tanto. Em primeiro lugar, temos de determinar qual das muitas causas possíveis é responsável pelo abrandamento do Chrome. Depois discutir soluções para cada um destes problemas.
Estes são as razões para estar com um abrandamento do Chrome!
Demasiados separadores abertos
Um dos culpados mais comuns de um abrandamento do Chrome são os separadores. Muitos de nós não gostam de fechar separadores durante as sessões de navegação, o que pode levar à abertura de muitos separadores desnecessários ao mesmo tempo. Se estiver a sentir um abrandamento, a primeira coisa que pode verificar é se tem separadores abertos de que não precisa.
Depois de os ter reduzido ao mínimo necessário, se o Chrome continuar lento, passe o cursor sobre o cabeçalho de cada separador e aguarde um segundo até aparecer a pré-visualização do separador. Depois verifique a utilização de memória de cada um. Pode fechar o separador que está a utilizar mais memória e, se for esse o culpado, terá resolvido o problema de abrandamento.
Este processo deverá ensinar-lhe melhores hábitos de navegação no futuro, uma vez que agora tem uma ideia de quantos separadores podem ser executados confortavelmente em simultâneo no Chrome no seu computador. Se pretender utilizar mais separadores em simultâneo, tem três opções. A primeira opção é ativar a Poupança de memória através do menu de três pontos no canto superior direito do Chrome e selecionar Definições > Desempenho. Se isto ajudar a aumentar o número de separadores que utiliza em simultâneo, tem o melhor de dois mundos. Caso contrário, existe a segunda opção: Atualizar a quantidade de RAM do seu computador.
As extensões estão a causar o problema?
As extensões podem ser úteis; no entanto, utilizam a memória e podem causar lentidão por outros motivos, incluindo a forma como interagem com os sites que visita. Uma forma de verificar se as extensões são a causa da lentidão é verificar a quantidade de memória que estão a utilizar. Clique no ícone de três pontos no canto superior direito do Chrome, aceda a Mais ferramentas e, em seguida, seleccione Gestor de tarefas. Aqui, poderá ver a memória, a CPU e a utilização de rede de cada separador e extensão (terá “chrome-extension” na coluna Tarefa). Depois de identificar o maior consumidor de CPU/memória, pode clicar no processo e, em seguida, clicar em Terminar processo no canto inferior direito da janela do Gestor de tarefas.
Em alternativa, pode desativar a extensão acedendo ao menu Extensões. Também pode remover a extensão selecionando Remover do Chrome ao clicar no ícone de três pontos.
Por fim, mesmo que a utilização de memória de uma extensão não seja a culpada, uma extensão pode estar a interagir mal com um ou mais Web sites que utiliza regularmente. Tente desativá-las todas e, se o abrandamento desaparecer, tente activá-las um a um, até que o abrandamento volte a ocorrer; desta forma, pode determinar a extensão problemática.
O Chrome precisa de ser atualizado
Outra razão pela qual o Chrome pode estar lento é o facto de estar desatualizado, preso a uma versão mais antiga. A versão mais recente do Chrome geralmente traz correções de desempenho, além de correções de segurança e outras correções de bugs. Assim, um problema de lentidão presente em versões mais antigas pode ser resolvido facilmente com uma atualização do Chrome. Embora o Chrome se atualize normalmente, poderá não o fazer por alguns motivos, incluindo se não tiver encerrado o browser há algum tempo, uma vez que o Chrome requer um reinício para ser atualizado.
Verifique o canto superior direito do Chrome. Se vir um botão Atualizar, isso indica que o navegador precisa de uma atualização. Clique no botão e verá um menu pop-up que pergunta se pretende reiniciar o navegador para aplicar a atualização.
Ficheiros temporários da Internet e reposição do Chrome
Outra possível razão para o Chrome estar a funcionar lentamente é o facto de o PC estar sobrecarregado com ficheiros temporários da Internet, incluindo imagens e ficheiros em cache. Para limpar a cache no Chrome, vá ao ícone de três pontos e seleccione a opção Eliminar dados de navegação. Isto abrirá um pop-up com dois separadores: Básico e Avançado.
Vá para Avançado, selecione um Intervalo de tempo – de preferência Todo o tempo – e, em seguida, selecione as opções que pretende eliminar. O ideal é, pelo menos, eliminar os Cookies e outros dados do site e as imagens e ficheiros em cache. As restantes opções, como o Histórico de navegação e o Histórico de transferências, não são tão importantes para o desempenho do Chrome. Clique no botão Eliminar dados.
Agora já sabe as razões para o abrandamento do Chrome.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!